Freepik

“Às vezes, parece que me perco nos pensamento e um amigo disse que é muito parecido com quem tem maladaptive daydreaming, mas não entendi bem. O que é isso? O que devo fazer?”

Maladaptive daydreaming é um comportamento em que a pessoa se encontra excessivamente imersa em fantasias geradas pela sua mente. Pode levar a pessoa a perder várias horas do seu dia e, em alguns casos, causar prejuízos à sua vida pessoal e/ou profissional.

Os principais sintomas de maladaptive daydreaming são:

  • Ter devaneios muito vívidos;
  • Mexer-se, fazer expressões faciais e/ou emitir sons enquanto sonha acordado;
  • Desligar-se de tudo ao redor muitas vezes ao dia e/ou por tempo prolongado;
  • Sentir desejo, vergonha ou culpa de ter devaneios;
  • Não conseguir controlar ou parar o hábito de ter devaneios.

No entanto, o maladaptive daydreaming não é oficialmente reconhecido como um transtorno psiquiátrico, podendo ser necessária uma avaliação detalhada para inicialmente descartar outros problemas que podem estar relacionados a este comportamento. Entenda melhor o que é o maladaptive daydreaming.

Nossa recomendação
Maladaptive daydreaming é um comportamento em que se tem muitos devaneios. Embora não seja reconhecido oficialmente como um transtorno mental, em caso de suspeita, é recomendado consultar um psiquiatra para verificar se existe algum problema de saúde que necessite de atenção.
Qual médico consultar: Psiquiatra

Por Jonathan Panoeiro
Neuropediatra
CRM 1101544-RJ

Fonte Tua Saúde

Compartilhar matéria no
O que é maladaptive daydreaming?
Freepik