Imagem Shutterstock

Entenda por que esse tipo de produto é ainda melhor do que os painéis convencionais

De acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil é atualmente o 6º maior produtor de energia solar do mundo. Dessa forma, inovações que potencializam o aumento desse número estão no radar das geradoras dessa fonte renovável de energia. Esse é o caso do painel solar bifacial.

Esse tipo de painel possibilita o aumento da captação da radiação solar, garantindo mais eficiência e aproveitamento do sistema. Entenda agora, porque o produto é mais eficiente do que os painéis comuns e como ele funciona.

O que é um painel solar bifacial?
De acordo com a Intelbras, o painel solar bifacial é desenvolvido com duas faces e conta com uma alta tecnologia que permite aumentar a capacidade de absorção de energia quando instalado em uma situação adequada.

Deste modo, quando posicionado de maneira que as duas extremidades recebam a incidência solar, uma direta e a outra refletida, o produto funciona corretamente. Além disso, os painéis bifaciais possuem uma estrutura de vidro duplo que os torna mais resistentes à degradação.

Imagem Shutterstock

A Intelbras também informa que o painel solar bifacial tem um ganho de energia de até 25%, aumentando a economia e reduzindo os custos com a geração de energia. No entanto, esse aumento depende das condições de instalação como ângulo, altura e inclinação.

Como funciona um painel solar bifacial?
Embora funcione como um painel monofacial comum, o painel solar bifacial tem uma pequena diferença em um detalhe: a capacidade de aumentar o desempenho do sistema com a absorção maior dos raios solares.

Sobretudo, nas placas solares convencionais monofaciais, apenas uma face é capaz de absorver a luz solar, pois a parte traseira é coberta por um encapsulante EVA.

No caso do painel solar bifacial, a parte de trás não fica sem atividade, ou seja, também é desenvolvida para absorver incidência solar. Dessa forma, uma face capta a luz diretamente enquanto a outra recebe a reflexão a partir do solo.

Imagem Shutterstock

Além disso, um painel solar bifacial também traz outro tipo de tecnologia que potencializa ainda mais a sua capacidade de gerar energia. Afinal, geralmente são desenvolvidos com proteção PID e Half-Cell em seu funcionamento. O que, por sua vez, permite o aumento da potência de saída dos painéis, ao mesmo tempo que diminui a perda nos casos de sombreamentos.

Quanto gera uma placa bifacial?
A maioria dos fabricantes informa, no geral, os painéis bifaciais podem gerar até 30% mais energia do que os painéis monofaciais, se tudo permanecer igual.

Qual a diferença principal entre um módulo monofacial e um bifacial?
Enquanto, os painéis solares monofaciais comuns têm uma parte traseira opaca e são projetados para absorver e converter a luz solar de uma direção, os painéis bifaciais são capazes de absorver a luz solar de ambos os lados.

Por Simone Cordeiro / Fonte: Olhar Digital

Compartilhar matéria no
Painel solar bifacial: saiba o que é e como funciona, de acordo com a Intelbras
Imagem Shutterstock