Pesto de manjericão

 580 ml / 20min

O frescor e o aroma marcante do manjericão tornam esse molho pesto uma verdadeira joia. O queijo parmesão e as castanhas-de-caju complementam o sabor de forma impecável. Para elevar ainda mais o resultado, escolha um azeite de boa qualidade!

Ingredientes

  • 100 gramas de castanha-de-caju
  • Suco de 1/2 limão
  • 150 gramas de folhas de manjericão
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado grosso
  • 350 ml de azeite de oliva extravirgem
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de chá de sal (ou a gosto)
  • 1/4 de colher de chá da pimenta-do-reino (ou a gosto)

Modo de preparo

  1. Ingredientes para o pesto de manjericão.
    Utilizamos o liquidificador para preparar este pesto de manjericão, mas você também pode utilizar um multiprocessador ou macerar em um pilão. Separe todos os ingredientes;
  2. Manjericão selecionado, alho e sal sobre uma bancada.
    Higienize e seque o manjericão, descarte os talos e as folhas que não tiverem boas. Descasque o alho e corte o limão para usar o suco dele;
  3. Castanhas e queijo em recipientes.
    Em um liquidificador, coloque as castanhas-de-caju, o queijo ralado e o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Bata no modo pulsar para ficar um molho rústico e com pedaços;
  4. Molho pesto incorporado.
    Adicione as folhas de manjericão, o alho, um pouco mais de sal e azeite, e o suco de limão no liquidificador para evitar que oxide. Bata no modo pulsar. Mexa com uma colher para incorporar. O molho ficará levemente rústico;
  5. Pesto de manjericão pronto para consumo.
    Transfira para um recipiente e adicione um pouco mais de azeite. Prove e ajuste o sal, se necessário;
  6. Prato redondo com penne ao pesto de manjericão.
    Agora é só servir como preferir. Esse molho combina com macarrão, nhoque, torradinhas, saladas e muito mais — fica bom com quase tudo!

anote aí…

Na preparação dessa receita, o limão utilizado impede que o manjericão escureça em contato com a lâmina do liquidificador e dure mais tempo verde na geladeira. Lembre-se de sempre que tirar uma porção usar uma colher limpa e antes de fechar, regar com mais azeite, afinal, ele precisa ficar imerso para não mofar.

Você ainda pode trocar as castanhas por nozes, semente de girassol ou de abóbora. Todas essas opções dão um sabor incrível ao molho. Se quiser um toque picante, adicione folhas de rúcula. E caso você ou algum convidado não possa consumir queijo, não é necessário, retire-o.

Aqui no Receiteria existem inúmeras receitas de molhos e patês. Que tal conferir essa de molho verde? Prepare-a e aproveite!

Raphaela Reis

Por Raphaela Reis / Receiteria

Prazer, sou a Raphaela Reis! Fiz graduação em Gastronomia, trabalhei com cozinha industrial e gerenciei restaurantes. Gosto de compartilhar receitas acessíveis, fáceis de serem reproduzidas em casa. Valorizo o empratamento e a beleza dos ingredientes para fazer pratos tão bonitos quanto saborosos.

Compartilhar matéria no
Receita de pesto de manjericão