O senador Cleitinho (Republicanos-MG) apelou, nesta quinta-feira, 10, para que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) avance na análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2023. A proposta visa a exigir o voto impresso auditável.
Segundo o parlamentar, a medida atende ao desejo popular por maior segurança no processo eleitoral.
A importância do voto impresso auditável
Além disso, Cleitinho destacou a importância de uma votação rápida da proposta na CCJ sobre o voto impresso.
“Vamos acabar com essa polêmica, gente!”, afirmou o senador. “Vamos votar o mais rápido possível. Peço, pelo amor de Deus, à CCJ, que coloque esse projeto para ser votado o mais rápido possível.”
Os argumentos do senador
O senador acredita que o voto não deve ser obrigatório no Brasil. Ele cita que, nas últimas eleições, quase 14 milhões de eleitores não votaram. Por esse motivo, deve-se rever a obrigatoriedade. Segundo ele, é o eleitor que tem de decidir se deve ou não apresentar-se para votar.
O parlamentar também questionou o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a eleição na Venezuela. O petista ainda diz aguardar dados confiáveis antes de reconhecer o resultado do pleito.
O ditador Nicolás Maduro foi declarado vencedor, mas a oposição venezuelana e diversos governos estrangeiros têm contestado o resultado.
Fonte: Revista Oeste