A grade de postagens que compõe a página do perfil de cada usuário pode está prestes a receber uma reformulação em sua estética
Uma nova mudança na plataforma do Instagram poderá interessar a quem gosta de ter um perfil com publicações que compõem uma estética coesa. Os feeds dos usuários agora serão compostos por recortes de retângulos verticais em cada post, substituindo os quadrados na grade do perfil.
Segundo o The Verge, essa mudança está em fase de testes, mas foi percebida por alguns usuários. O site indica que a plataforma de mídia social tem explorado uma mudança na proporção da grade de perfil desde 2022.
O chefe do Instagram, Adam Mosseri, postou um story em seu perfil, afirmando que o Instagram está testando uma grade vertical no lugar do habitual formato de quadrado nos perfis.
Ele disse: “A grande maioria do que é carregado no Instagram hoje é vertical. É 4 por 3 em uma foto ou 9 por 16 em um vídeo, e cortá-lo ao quadrado é bastante brutal. Então, espero que possamos descobrir uma maneira de gerenciar essa transição.”
Mosseri também mencionou que “os quadrados são de uma época em que você só podia enviar fotos quadradas para o Instagram”, uma limitação removida em 2015.
O executivo reconheceu que essa mudança pode ser frustrante para os usuários que gastaram tempo cuidando de sua grade, e se esforçaram para que ela fique atraente no formato de quadrado, mas expressou o desejo de acomodar melhor o conteúdo de hoje.
Opinião dos usuários será levada em conta
- A porta-voz do Instagram, Christine Pai, disse ao The Verge que a mudança na grade do perfil é um teste limitado e a plataforma considerará o feedback do usuário antes de prosseguir.
- Embora a grade de perfil atual seja otimizada para formatos quadrados e alguns usuários possam resistir a mudanças no layout, a mudança pode ser bem recebida por aqueles que se concentram na criação de reels, pois eliminaria a necessidade de cortar o conteúdo antes de postar.
- Ainda não há uma previsão de quando a função sairá da fase de testes e irá se tornar definitiva.
Por Leandro Costa Criscuolo / Fonte: Olhar Digital