Autores de um novo estudo descobriram que os níveis de açúcar no sangue podem provocar alterações no tom de voz.

(Imagem: Shutterstock)

Você não leu errado: o tom da sua voz pode indicar altos níveis de açúcar no sangue. A descoberta foi publicada na revista Scientific Reports por uma equipe da Klick Health, e mostra que, com a ajuda da inteligência artificial, é possível detectar e monitorar casos de diabetes tipo 2 apenas pela fala.

Entenda:

  • Pesquisadores descobriram que a diabetes pode provocar alterações no tom de voz de um indivíduo;
  • A equipe testou a hipótese de que os níveis de açúcar no sangue podem alterar a frequência vibracional das cordas vocais;
  • Pacientes diabéticos, não diabéticos e pré-diabéticos foram avaliados com um monitor contínuo de glicose (MCG) e um aplicativo de IA de smartphone;
  • Os testes comprovaram a relação entre a diabetes e as alterações no tom de voz;
  • Apesar disso, os pesquisadores destacam que outros fatores também podem acabar afetando os parâmetros vocais.
Aplicativo de IA pode detectar níveis de açúcar no sangue pela voz. (Imagem: Proxima Studio/Shutterstock)

O ponto de partida dos pesquisadores foi a hipótese de que os níveis de glicose de um indivíduo podem alterar a tensão, massa e comprimento das cordas vocais, impactando, assim, a frequência vibracional – e, como os testes mostraram, isso de fato é possível. 

Diabetes pode alterar nosso tom de voz

No estudo, 505 participantes foram divididos em três grupos: não diabéticos, pré-diabéticos e diabéticos tipo 2. Todos receberam um monitor contínuo de glicose (MCG) e foram orientados a gravar suas com um aplicativo de smartphone algumas vezes por dia ao longo de duas semanas.

Novo método é menos invasivo no monitoramento de diabetes. (Imagem: Shutterstock)

Pareando as gravações aos dados do MCG, a equipe descobriu que o tom de voz variava significativa e linearmente de acordo com os níveis de glicose no sangue. “Enquanto os métodos atuais de monitoramento de glicose são frequentemente invasivos e inconvenientes, o monitoramento de glicose baseado em voz pode ser tão fácil quanto falar em um smartphone”, explica Jaycee Kaufman, autora principal, em comunicado.

A equipe ainda destaca que fatores como estados emocional e psicológico dos indivíduos, infecções respiratórias e alergias também podem acabar afetando os parâmetros vocais.

Ana Julia Pilato

Ana Julia Pilato

Colaboração para o Olhar Digital

Compartilhar matéria no
Sua voz pode indicar sinais de diabetes. Entenda