Monitoramento feito pela plataforma Cesta de Consumo HORUS & FGV IBRE em oito capitais brasileiras mostra que em setembro, mesmo com a maior redução, o Rio de Janeiro segue com a cesta mais cara

  • Entre as capitais, Curitiba registra o maior aumento no valor da cesta básica, com 3,5%;
  • Impactado pelas queimadas e crise climática, o café registra aumento nas oito capitais analisadas;

O preço médio da cesta de consumo básica de alimentos de setembro/24 aumentou em relação ao mês anterior em seis das oito capitais analisadas mensalmente pela plataforma Cesta de Consumo HORUS & FGV IBRE. 

Curitiba e Manaus foram as cidades que apresentaram os maiores aumentos nos valores da cesta, sendo de 3,5% e 2,0%, respectivamente. As cidades que registraram as maiores quedas foram Rio de Janeiro Fortaleza, com variação de –1,4% e –1,3%, respectivamente.

Mesmo com a redução em setembro, a cesta de consumo básica mais cara continua a ser a do Rio de Janeiro (R$ 1.046,44), seguida por São Paulo (R$ 934,08) e Manaus (R$ 809,60). Em contrapartida, Belo Horizonte (R$ 676,54), Curitiba (R$ 748,99), e Brasília (R$ 772,18) foram as cidades identificadas com os menores custos de aquisição.

Tabela 1 – Valores da Cesta de Consumo básica por capital em setembro/24

Dos 18 gêneros alimentícios da cesta básica, o café em pó e em grãos registrou aumento em todas as oito capitais, enquanto Leite UHT, açúcar, massas alimentícias secas e frango registraram aumento nos preços em sete das oito capitais abrangidas pela pesquisa.

Tabela 2 – Produtos com maiores aumentos de preços médios da cesta de consumo básica nas capitais em setembro/24

“O preço do café segue em alta e novamente registra elevação em sete das oito capitais, a oferta nacional do produto continua baixa em função das variações climáticas que impactaram o cultivo dos grãos e a valorização no mercado internacional.   O aumento no preço do leite UHT está relacionado a necessidade de suplementação do gado leiteiro já que as pastagens estão sendo diretamente afetadas pelas secas. A produção de açúcar também está sofrendo as consequências da seca que prejudica o cultivo da cana de açúcar”, comenta Anna Carolina Veiga Fercher , Head de Costumer Success e Insights da Neogrid.

Em queda 

Das categorias de produtos que apresentaram queda de preço em diversas capitais destaca-se o bovino, legumes e frutas. Além de outros listados na tabela abaixo que caíram na maioria das capitais:

Tabela 3 – Produtos com maiores quedas nos preços médios da cesta de consumo básica em diversas capitais em setembro/24

A variação acumulada dos últimos seis meses do valor da cesta básica caiu em quatro das oito capitais, sendo em Brasília a mais significativa, com -6,7% de redução. Em outras quatro capitais foram observados aumentos da variação acumulada no mesmo período, com destaque para Manaus com aumento de 16,0%.

Tabela 4 – Valores da cesta de consumo básica (R$) e variação (%) acumulada nos últimos 6 meses

Levando em consideração todas as capitais abrangidas pela pesquisa, nos últimos seis meses, os gêneros alimentícios da cesta básica que registraram as maiores altas de preços estão representados nas tabelas a seguir. 

Tabela 5 – Alimentos da cesta básica que mais subiram de preço nos últimos 6 meses.

Cesta ampliada

Quando se considera a cesta de consumo ampliada, que inclui bebidas e produtos de higiene e limpeza, além dos alimentos, houve aumento no valor médio em seis das oito capitais analisadas, variando entre 1,9% e 3,0%. As cidades que apresentaram valores mais altos da cesta ampliada continuam a ser o Rio de Janeiro (R$ 2.428,89) e São Paulo (R$ 2.207,17).  Salvador e Manaus continuam com os menores valores da cesta ampliada, com R$ 1.693,51 e R$ 1.763,80 respectivamente.

Tabela 6 – Valores da cesta de consumo ampliada por capital em setembro/24

O comportamento da cesta de consumo ampliada seguiu a tendência da cesta básica, sugerindo que o movimento nos preços afetou não somente os alimentos básicos, mas demais produtos frequentemente presentes nos carrinhos de compras do consumidor.

Dos 33 produtos da cesta ampliada, creme de leite, detergentes, requeijão, biscoitos, molho de tomate, cerveja e refrigerante registraram elevação no preço em todas as capitais.

Tabela 7 – Produtos com maiores aumento de preços médios na cesta ampliada em setembro/24

O aumento no valor da cesta básica, em setembro, vem do repasse dos custos de produção, seja por insumos nacionais ou importados, o aumento do dólar estimula a exportação e torna a importação mais cara. Esses incrementos recorrentes em categorias importantes afetam especialmente os consumidores de mais baixa renda, que gastam a maior parte de seu orçamento doméstico com alimentação.

Sobre a Cesta de Consumo HORUS & FGV IBRE
A HORUS Inteligência de Mercado, solução do ecossistema Neogrid (https://www.ehorus.com.br/), e o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas – FGV IBRE (https://portalibre.fgv.br/) se uniram para lançar a plataforma Cesta de Consumo. O serviço monitora a variação de preço de duas cestas de consumo típicas brasileiras pela análise da leitura mensal de mais de 35 milhões de notas fiscais: a Cesta de Consumo Básica, que conta com 22 alimentos básicos com maior presença nas compras do shopper, e a Cesta de Consumo Ampliada, contendo mais de 50 produtos de consumo, incluindo bebidas e itens de limpeza, higiene e beleza. 

A plataforma, que pode ser acessada no link https://cestaconsumo.ehorus.com.br/ monitora a variação e o comportamento dos preços nas oito maiores capitais brasileiras em população – Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, e os produtos e quantidades analisados variam conforme os hábitos de consumo locais.

Sobre a NeogridA Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 25 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas. https://www.neogrid.com/

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Cesta básica em alta: valor aumenta em seis das oito capitais pesquisadas. Fazoéle!