Todas as lojas do comércio da cidade de Marília estarão abertas na sexta-feira, dia 08 de agosto, até às 22 horas, com a celebração do Dia dos Pais, no domingo. O calendário do mês já foi distribuído aos comerciantes, que agora estão avisando os consumidores sobre a extensão do horário especial de atendimento do comércio mariliense. De acordo com a Associação Comercial e de Inovação de Marília, as lojas nos principais corredores comerciais dos bairros, e da região central, já estão informadas neste sentido. “Uma data importante entre as melhores do ano que o varejo aproveita de forma intensa”, disse o presidente da entidade empreendedora de Marília, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ao colocar o calendário exposto no portal eletrônico da entidade(www.acim.org.br).

O mês de agosto é especial para a Associação Comercial e de Inovação de Marília, independente da celebração do Dia dos Pais, que é importante para o varejo em geral. “É o mês de aniversário da entidade”, disse o presidente ao comemorar no dia 20 de agosto os 91 anos de atividades da instituição, sendo considerada uma das únicas entidades próxima a emancipação política do município. “São poucas as entidades da cidade com mais de 90 anos”, destacou o presidente da associação comercial, que programou para o dia 21, a 7ª edição do Acim-Connect, considerado o maior encontro empreendedor do interior paulista, quando são aguardadas aproximadamente três mil pessoas. “Nossa forma de festejar o aniversário da associação comercial é trazer novidades, oportunidades e relacionamento empresarial aos nossos associados”, disse o dirigente que já distribuiu dois convites gratuitos para cada associado com CNPJ.

José Augusto Gomes, superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília explica que o Dia dos Pais foi estabelecido no Brasil pelo publicitário Sylvio Bhering, diretor do jornal O Globo, em 1953. “A data foi criada para impulsionar as vendas no período entre o Dia das Mães e o Natal, criando uma terceira data comemorativa para o comércio”, argumentou o dirigente mariliense ao lembrar que a data foi inicialmente marcada para o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus, na tradição católica. “Posteriormente, a data foi alterada para o segundo domingo de agosto, tornando-a uma data móvel e facilitando a organização de eventos e encontros familiares”, completou o superintendente da associação comercial ao colocar a data entre as três melhores do varejo, atrás de Natal e Dia das Mães. “O Dia dos Pais é uma data importante para o comércio brasileiro, embora não alcance o mesmo impacto financeiro do Dia das Mães e do Natal”, falou.

As especificidades da data escolhida para o Brasil fazem com que o país seja um dos únicos a homenagear os pais em agosto. A data mais disseminada no mundo, reconhecida em pelo menos 70 países, é o terceiro domingo de junho, uma história que começa nos Estados Unidos. Sonora Luise Smart, filha de um agricultor que lutou na Guerra Civil em 1822, queria homenagear o pai, William Jackson, que criou os filhos sozinho após a morte da esposa. A data escolhida para a primeira comemoração, ocorrida em 1910, foi 19 de junho, data de aniversário do pai de Sonora. A ideia se espalhou e foi oficializada em 1966, pelo presidente Lyndon Johnson como o terceiro domingo de junho. Há também países que celebram a data em 19 de março, Dia de São José, como Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras.

Compartilhar matéria no
Dia dos Pais: Lojas do comércio de Marília abrem até às 22h na sexta-feira, dia 08 para consumidores poderem fazer suas compras especiais