“Diante de todo o nosso trabalho, só quero desejar a todos um 2026 de muita paz, saúde e realizações. O Sindicato continuará a luta em busca de remuneração e trabalho digno”, desejou Herrera

Os mais de 10 mil comerciários de Marília encerram o ano celebrando importantes conquistas obtidas por meio das negociações coletivas das categorias do comércio em geral, farmácias e concessionárias. As categorias na cidade são representadas pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Marília, que tem 90 anos de lutas e tem como presidente Mário Herrera.

Nas assinaturas das Convenções Coletivas de Trabalho, para o comércio em geral, com data-base em 1º de setembro, foi garantido reajuste salarial de 6%. O mesmo foi assegurado aos comerciários de farmácias, com data-base em 1º de julho. Já para os trabalhadores do setor de concessionárias, o aumento foi de 6%, com data-base em 1º de outubro.

Além dos reajustes salariais, as negociações coletivas asseguraram a manutenção de todas as cláusulas sociais e o reajuste das cláusulas econômicas de acordo com o índice de reajuste salarial, preservando direitos e garantindo avanços importantes para os trabalhadores.

“Foi um ano de ganhos, em que garantimos direitos e conquistas aos comerciários de Marília. Tudo o que conquistamos no campo assistencial e econômico está registrado em nossas Convenções Coletivas, que são o maior benefício que o Sindicato oferece aos comerciários”, frisou Herrera.

De acordo com o sindicalista, para o próximo ano é preciso união em busca da redução da jornada de trabalho para o modelo 5×2, com 36 horas de trabalho semanais, sendo cinco dias trabalhados e dois de descanso, visando mais qualidade de vida e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. 

A PEC – Proposta de Emenda Constitucional – está em discussão no âmbito do Governo Federal. “Vamos em busca dessa vitória para o trabalhador brasileiro e sua família. Também tenho certeza de que, economicamente, será viável”, disse Herrera.

MATERIAL ESCOLAR

A entidade também já abriu as inscrições para a entrega do Material Escolar Gratuito referente ao ano letivo de 2026. A iniciativa, que chega aos 37 anos, beneficia trabalhadores contribuintes/associados e seus dependentes, oferecendo kits que atendem estudantes da pré-escola à universidade. “São muitos anos de trabalho, dedicação e incentivo ao estudo do comerciário e de sua família”, afirmou.

PRÊMIO MATERNIDADE

Durante o ano de 2025, o Sindicato dos Comerciários continuou o trabalho de entrega do Prêmio Maternidade no valor de R$ 365,00 para comerciárias contribuintes associadas. “É um gesto de apoio à família comerciária que realizamos há mais de 30 anos”, disse o sindicalista.

DIREITO DA MULHER

A entidade também atuou neste ano para fazer valer a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina que as mulheres que trabalham aos domingos devem ter uma folga dominical de forma intercalada, ou seja, um domingo sim e outro não. “Diversas empresas se comprometeram e já estão aplicando a escala quinzenal, especialmente os supermercados”, ressaltou o presidente.

HABITAÇÃO

Herrera também lembrou que a entidade já construiu e entregou mais de 7500 mil casas na cidade de Marília. O projeto habitacional do Sindicato começou em 1994 com o Jardim Lavínia.

ASSINTÊNCIA AO COMERCIÁRIO

Segundo Herrera, dois setores do Sindicato merecem destaque neste ano: o jurídico e o de rescisões de contrato. “Foi um ano em que nosso jurídico atuou na defesa do comerciário e realizou muitos acordos especiais de trabalho para domingos e feriados, além de defender o cumprimento dos horários previstos em lei. Já nas rescisões, foram muitas homologações em que o Sindicato atuou e também houve milhares de consultas trabalhistas na orientação dos direitos dos comerciários”, explicou Herrera.

“Diante de todo o nosso trabalho, só quero desejar a todos um 2026 de muita paz, saúde e realizações. O Sindicato continuará a luta em busca de remuneração e trabalho digno”, desejou Herrera. 

Compartilhar matéria no
Mais de 10 mil comerciários de Marília encerram o ano celebrando importantes conquistas obtidas por meio das negociações coletivas. Veja !