Considerada atividade essencial da economia, a indústria de alimentos não pode parar durante a quarentena em combate à pandemia da Covid-19. E com o objetivo de contribuir com a redução da dispersão do novo coronavírus, o setor incorporou no dia a dia uma série de ações que já se mostram efetivas.

Para reforçar ainda mais seu compromisso de garantir que a mesa de todos os consumidores esteja abastecida com produtos de qualidade, a Marilan, marca especialista em biscoitos e a segunda maior fabricante da categoria no País, passou a adotar medidas rigorosas para proteger seus colaboradores.

Todos os colaboradores, incluindo equipe externa de vendedores e promotores, foram orientados sobre os sintomas, formas de prevenção e cuidados, sendo informados diariamente sobre a Covid-19 pelos canais internos da companhia.

“A nossa comunicação interna já era bastante ativa, mas intensificamos para que todos os colaboradores recebessem as orientações corretas”, explica Sérgio Tavares, presidente da Marilan.

Em relação aos funcionários, Sérgio afirma que todos que faziam parte do grupo de risco apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foram liberados para férias, inclusive as gestantes, que, mesmo não integradas na categoria, foram afastadas com remuneração mantida por deliberação da companhia. Os colaboradores das áreas administrativas que conseguem executar suas atividades remotamente, e que não fazem parte do grupo de risco, seguirão suas tarefas no regime ‘home office’, acompanhados pelo gestor imediato.

As demais áreas continuam trabalhando normalmente, seguindo todos os protocolos de higienização e cuidados ao chegar no ambiente de trabalho. Para que todos cheguem com segurança e evitem aglomerações, tanto no trajeto, quanto dentro da empresa, a companhia aumentou o número de ônibus fretados, organizando um itinerário espaçado para que toda a frota não chegue ao mesmo tempo, garantindo que o fluxo de pessoas seja reduzido.

Na portaria da empresa, foram instaladas câmeras termográficas, que medem a temperatura corporal de todos os colaboradores. A triagem acontece na entrada dos turnos e na Sede Corporativa. Se apresentar qualquer um dos sintomas, a pessoa é encaminhada diretamente ao ambulatório.

No restaurante, o número de cadeiras e mesas foi reduzido para aumentar a distância entre os colaboradores. Foi adotado também o uso de marmitex, dispensando o self-service usual para evitar o manuseio dos utensílios por diversos colaboradores diferentes. Além disso, eventos externos e internos, viagens e treinamentos foram suspensos até que as autoridades competentes divulguem novas recomendações e a situação se normalize. A higienização e limpeza das áreas – incluindo Sede,Indústria e ônibus – também foram reforçadas.

Visando garantir a continuidade do abastecimento dos pontos de venda e a proteção da equipe de promotores, foram feitos ajustes nos horários de visita às lojas com o objetivo de evitar aglomerações. As orientações para prevenção à Covid-19 foram reforçadas com a distribuição de álcool em gel e máscaras de proteção.

Compartilhar matéria no
Marilan adota ações para evitar o contágio e minimizar impactos do Covid-19