A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou novas instruções para que pacientes e profissionais de saúde possam obter informações atualizadas sobre medicamentos similares intercambiáveis. Esses medicamentos podem substituir os de referência sem causar prejuízos ao tratamento.
Quando um médico prescreve um remédio de referência ou de marca, as regras da Anvisa permitem a substituição pelo genérico, desde que haja equivalência em qualidade, eficácia e segurança. No entanto, com os similares – versões do medicamento original com o mesmo princípio ativo, mas comercializados sob outro nome – a situação é diferente. Nem todos os similares disponíveis para venda são automaticamente intercambiáveis. Isso ocorre porque a comprovação de equivalência, exigida dos genéricos, só passou a valer para os similares a partir de 2003.
A Anvisa destaca que a maioria dos medicamentos similares já possui comprovação de equivalência terapêutica com os originais. No entanto, como a lista de similares se torna rapidamente desatualizada com novos registros, a agência disponibiliza um sistema de Consultas online para obter informações atualizadas. Para verificar quais medicamentos similares são intercambiáveis com um de referência, siga estas orientações:
Como saber quais medicamentos similares são intercambiáveis com um medicamento de referência?
Se a consulta for a partir do remédio de referência, os medicamentos similares que são intercambiáveis podem ser encontrados por meio do seguinte passo a passo:
Entre na seção de consulta de medicamentos, pelo link https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/
No campo “Categoria Regulatória”, selecione a opção “Similar”.
No campo “Medicamento de referência”, digite o nome comercial do medicamento de referência.
Clique em “Consultar”.
A página será redirecionada para uma relação de todos os medicamentos similares que são intercambiáveis com o medicamento de referência pesquisado.
Como saber se um medicamento similar é intercambiável, e com qual medicamento de referência?
Já se a consulta for a partir de um medicamento similar específico, a intercambiabilidade com o de referência pode ser consultada pelo seguinte passo a passo:
Entre na seção de consulta de medicamentos, pelo link https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/
Preencha os campos “Nome do produto” e/ou “Número do registro”.
Você será redirecionado para uma tabela com o(s) produto(s) que cumpre(m) com o critério de busca.
Clique na linha que corresponde ao produto desejado.
Você será redirecionado para as informações detalhadas do produto – verifique o medicamento de referência com o qual o produto é intercambiável no campo “Medicamento de Referência”.
Por Terra Brasil Notícias