Mercado Livre e Magazine Luiza foram notificados pelo órgão por reclamações sobre uso de cupons e atendimento
O Procon-SP notificou o Mercado Livre e Magazine Luiza pelo alto volume de reclamações registradas por consumidores durante as compras presenciais ou online durante a Black Friday de 2023.
As empresas deverão prestar esclarecimentos sobre o uso de cupons de desconto durante a promoção, incluindo aplicação, quantidade, valores e forma de uso.
Além disso, as varejistas terão que apresentar esclarecimentos sobre seus canais de atendimento, envolvendo o uso de inteligência artificial, e como as empresas solucionaram problemas de aplicativos fora do ar e de não aplicação dos descontos oferecidos.
Balanço das reclamações durante a Black Friday
Durante o período de promoções, órgão de defesa do consumidor de São Paulo recebeu mais de 1.500 reclamações de consumidores com algum tipo de problema em relação às ofertas.
A maioria é relacionada à demora ou não entrega dos produtos, com um total de 476 reclamações, equivalente a 30% das queixas. Outros problemas estão relacionados à mudança de preços (221); pedido cancelado após a finalização da compra, descontos que não correspondiam com a realidade (193); e produto/serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado (135).
Confira as empresas com mais reclamações:
- Mercado Livre – 256;
- Carrefour – 86;
- Grupo Magazine Luiza – 85;
- Grupo Via Varejo – 53;
- Amazon – 40.
Fiscalização do comércio de rua
No comércio de rua, o Procon-SP constatou que 163 locais, dos 331 visitados, realizaram práticas em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor. Essas práticas estão relacionadas a problemas na informação dos preços dos produtos, como: ausência do preço à vista ou informação do preço sem clareza e precisão; e divulgação apenas do valor de parcelas, sem informar o preço total nem a taxa de juros.
Atualizado às 16:47 de 28/11/2023
Em nota enviada ao Olhar Digital, o Mercado Livre afirma:
O Mercado Livre lamenta que alguns usuários tenham experimentado dificuldades em sua plataforma durante a Black Friday. A empresa está analisando o pedido de esclarecimento do Procon-SP, bem como todas as queixas apresentadas à entidade, respeitando todos os prazos de resposta. Cabe mencionar que o Mercado Livre vendeu mais de 2,8 milhões de produtos apenas na sexta-feira da Black Friday, o que indica que o número de queixas apresentadas no período representa uma mínima fração dos milhões de brasileiros que usufruíram da plataforma e de suas promoções durante a data.
A empresa destaca também que ofertou, por meio de seu ecossistema de e-commerce e banco digital, mais de 550 mil cupons de desconto para usuários que puderam economizar em suas compras na plataforma desde o início de sua campanha de Black Friday, em 16 de outubro.
Com isso, o Mercado Livre reitera seu compromisso com seus usuários em oferecer as melhores experiências em atendimento, compras e pagamentos, inclusive em períodos de alta no volume de vendas.
Mercado Livre em nota
Atualizado às 20:53 de 28/11/2023
O Magazine Luiza também se manifestou em nota enviada ao Olhar Digital:
Durante a Black Friday, a companhia reforça as equipes para que o atendimento aos consumidores funcione de maneira ininterrupta e para garantir a melhor experiência aos seus clientes. O Magalu ressalta que mantém um índice de solução no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) acima da média, próximo a 85%, o que atesta a excelência da companhia no atendimento aos clientes. Todos os registros são devidamente acompanhados e tratados até a resolução final. O Magalu também é referência no Varejo nas demais plataformas como Reclame Aqui e Consumidor.GOV, mantendo índices de solução entre 85% a 95%, o que reforça seu total compromisso com o cliente.
Magazine Luiza em nota
Por William Schendes, editado por Ana Luiza Figueiredo/Olhar Digital