O Brasil registrou 6,9 milhões de empresas inadimplentes em maio, segundo a Serasa Experian. O número é o maior da série histórica, iniciada em 2016.
Segundo o levantamento, a dívida total das companhias chegou a R$ 143,9 bilhões, o que também é um recorde. Cada CNPJ em débito teve, em média, sete contas negativadas em maio.
O aumento em relação ao mês anterior, quando 6,7 milhões de empresas estavam inadimplentes, foi de 3%. Na comparação anual também houve alta: 6,5 milhões de empresas acumulavam dívidas em maio de 2023, o que representa uma adição de 6% no mesmo período de 2024.
A pesquisa do Serasa Experian aponta também que o setor mais afetado pela inadimplência em maio foi o de serviços, representando 55,6% empresas brasileiras com contas no negativo. Em seguida, aparecem os ramos de comércio, com 35,9%, e indústrias (7,4%).
Na análise por estado, São Paulo é o líder do ranking, com 2,3 milhões de empresas inadimplentes. Depois aparecem Minas Gerais (627 mil) e Rio de Janeiro (609 mil).
Revista D Marília / Fonte: SBT News