Foto: Andressa Anholete/Bloomberg

O ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto vai assumir o cargo de vice-chairman do Nubank e chefe global de políticas públicas, além de ter um assento no conselho do banco, em julho, quando terminar seu período de quarentena após ter deixado a autoridade monetária.

Reportando-se diretamente a David Vélez, fundador e CEO do Nubank, Campos Neto terá a missão de apoiar o programa de expansão internacional do Nubank e o relacionamento com reguladores financeiros globais. “Damos as boas-vindas a Roberto Campos Neto, que tem sido um dos principais pensadores do mundo sobre como usar a tecnologia para avançar os sistemas financeiros locais por meio de sistemas como o Pix e o Open Finance”, disse Vélez em nota.

Desde que deixou o BC havia especulações de que Campos Neto poderia ter algum tipo de papel em uma fintech, possivelmente se mudando para Miami. “Estou ansioso por essa mudança de carreira e por liderar as equipes do Nubank em sua jornada contínua para desenvolver produtos e serviços financeiros inovadores, apoiando políticas e regulações modernas e competitivas no cenário internacional, levando a um maior acesso, transparência e qualidade para os consumidores”, disse em nota.

À frente do BC, Campos Neto deu impulso à agenda de inovação iniciada pelo seu antecessor, Ilan Goldfajn. Ele sempre demonstrou interesse pela tecnologia e participou de discussões globais sobre temas como as moedas digitais de bancos centrais (CBDC, na sigla em inglês). Antes de comandar a autoridade monetária, ocupou importantes cargos de liderança no setor financeiro por mais de duas décadas, em empresas como Santander, Claritas Investments e Bozano Simonsen.

Ele possui bacharelado e mestrado em Economia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Essa é uma das maiores contratações do Nubank desde que foi criado, em 2013. O banco tem executivos com experiências globais, mas Vélez ainda tem um papel muito forte no dia a dia.

Fonte: Valor Econômico

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central, vai para o Nubank