Mais de 400 professores da rede estadual de Ensino e mais de 300 da particular já foram infectados pelo vírus da Cvodid-19, inclusive com transmissão a familiares e mortes. Isso sem mesmo a total volta às aulas. Imagine os danos da estupidez do governo Doria em querer forçar a volta às aulas, mesmo que com rodízio. O governo já não tem condições nem mesmo de esterilizar essas escolas constantemente, quando mais de garantir um transporte seguro a professores, servidores e alunos.
A situação é grave e a própria Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) deflagou greve dia 8 deste mês e busca conscientizar da categoria para que faça greve e trabalhe pelo sistema remoto, como foi feito no ano passado. A verdade é que a situação no Estado e no País não mudou muito do ano passado para cá.
E vai piorar ainda mais retornando as aulas de maneira presencia. Vai colocar centenas de milhares de pessoas em risco. Isso porque a maioria dos professores, servidores e estudantes dependem do caótico sistema de transporte coletivo, com seus ônibus, trens e metrôs circulando superlotados, principalmente nos horários de pico.
E isso falamos porque o governo do Estado e o Federal não vacinaram, com a primeira dose, sequer 1% da população brasileira. Imagine quando todos, os 230 milhões, estarão imunizados. Lembrem-se que para isso serão necessárias 460 milhões de doses. Aqui ainda podemos dar um desconto, tirando a população com menos de 18 anos. Mesmo assim o número de doses necessárias é muito grande. Sem falar no risco que o governo Doria colocará essas pessoas com as variações do vírus chinês que já chegaram ao Estado.
O governo não quer admitir sua incompetência e despreparo para a pandemia, tanto o estadual quanto o federal. E por isso que a volta às aulas como forma de mostrar uma certa normalidade. Mais um tremendo erro e absurdo. Se já suspendeu o Carnaval contra aglomerações, por que quer voltar as aulas e superlotar o transporte coletivo e algumas salas de aula? Continue na forma digital. Ah, mas não tem internet para todos e a maioria não tem acesso a ela.
Outra incompetência dos governos e culpa dos passados. Se principalmente os governos do PT não tivessem roubado tanto, investido bilhões em outros países e feito com esses trilhões de reais obras de infraestrutura no Brasil e São Paulo, estaríamos na era digital. Já em relação às escolas, faculdades e Universidades particulares, como são independentes e autônomas, muitas delas até podem retomar as atividades pois terão como tomar medidas de proteção sanitária mais eficazes, pois são núcleos estudantis individualizados, onde o controle é mais fácil.
