O aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem utilizando a inovação foi o tema da
Imersão Pedagógica, realizada pela Universidade de Marília (Unimar), no primeiro dia do
segundo semestre letivo. O evento, organizado pela Pró-reitoria de Graduação, reuniu mais de
200 professores, dos cursos presenciais e a distância, em uma jornada de conhecimento
focada nas novas tecnologias e nos benefícios que a sua aplicação traz para a área
educacional.
De acordo com o Pró-reitor de graduação, Prof. José Roberto Marques de Castro, a Imersão
Pedagógica teve como objetivo apresentar aos docentes novas ferramentas de ensino e todas
as expectativas foram superadas com os resultados ao final do dia. “Os temas apresentados
foram muito bem estudados e pincelados, em que atingimos nossos objetivos de
aprimoramento do nosso corpo docente. Foi extraordinário, com o engajamento total em cada
palestra e atividade prática, estamos muito felizes. Quero agradecer à equipe que proporcionou
esse momento e, principalmente, à mantenedora com o magnífico reitor, Dr. Márcio, e a
professora Regina, que não pouparam esforços para nos ajudar a realizar esse evento”,
ressalta.


Durante a capacitação, os docentes participaram de aulas práticas e teóricas em que
conheceram e aprenderam sobre as novas tendências pedagógicas, visando a utilização
dessas metodologias de ensino já nas próximas aulas.
Abrindo o evento, o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo
(NITE), Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, explicou sobre essas novas tendências de ensino
superior, apresentando inovações educacionais e as perspectivas que moldam o futuro da
formação acadêmica.
Segundo Caio, além de trazer essas informações, o evento foi importante para a integração da
equipe. “Reunir docentes de diversos cursos da Universidade foi o ponto principal desse
evento. Como possuímos mais de 22 graduações, nas mais diversas áreas, são centenas de
professores que muitas vezes se veem pouco e essa foi a oportunidade que tivemos para
interagir. Por isso, trouxe em minha fala um pouco das tendências do ensino superior, que está
passando por muitas mudanças, com diversos aspectos, para chegarmos à reflexão de qual é
o papel do professor nesse novo cenário”, conta.
Mais de 90% do corpo docente participou da Imersão Pedagógica realizada pela Pró-reitoria de
Graduação da Unimar e, além das novas tendências, os participantes acompanharam aulas de
renomados profissionais da área da educação, que trouxeram nova visão sobre educação.
Um dos palestrantes foi o Prof. Dr. Fausto Camargo, que possui experiência na implantação de
metodologias ativas de aprendizagem e ensino híbrido. Segundo ele, o objetivo de sua
apresentação foi incentivar os docentes a inovar. “Trouxe para os docentes a importância de
utilização de metodologia que tornem as aulas mais aplicadas e mais práticas. Trazendo o aluno para aprender por meio das experiências. Na minha visão, momentos como esse são importantíssimos, enriquecendo a nossa própria vida, porque a simples troca entre os pares dará possibilidades de renovar e de inovar, importante para o processo pedagógico”, destaca.
A coordenadora dos cursos de Biomedicina e Farmácia da Unimar, Prof. Ma. Lara Casadei
Ubeda, também participou da Imersão Pedagógica trazendo uma abordagem sobre a extensão
da curricularização. “Trouxe um tema extremamente relevante e importante para nossa
Universidade, porque temos que realmente desenvolver, mesmo sendo um desafio, a
curricularização. Possuímos um time que é realmente participativo e qualificado, ou seja, tenho
certeza que nós temos um novo caminho a ser descoberto e uma crescente muito grande para
nossa Universidade”, enfatiza.


A Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, Prof. Ma. Débora
Massarollo Ottoboni, também trouxe sua visão sobre a importância do plano de ensino nas
novas metodologias. “Falar para os colegas é um desafio muito grande, porque na verdade eu
acho que foi mais uma troca de experiências, mas foi muito bacana porque aprendemos a partir
dos vários olhares sobre os temas. Foi um encontro muito frutífero e fiquei muito feliz em poder
passar um pouco do meu olhar para a família Unimar”, diz.
O docente do curso de Odontologia da Unimar, Marcus Vinicius Tenuta Araújo, parabenizou à
Universidade por promover um momento único. “A biblioteca da Unimar se transformou num
ambiente de criatividade, de agitação, de interatividade e os conceitos trazidos pelos
palestrantes nos fizeram interagir e reconhecer que os nossos alunos vem de uma geração já
nativa digital, com capacidade de explorar e que nosso objetivo é fazer com que eles utilizem
essas ferramentas digitais em prol do conhecimento e, para isso, precisamos quebrar modelos
mais antigos. O que fizemos aqui foi romper as barreiras e buscar pela mudança”, conta.
A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação comunitária da Unimar, Prof. Dra. Fernanda
Mesquita Serva, destacou como esse dia foi maravilhoso. “Realmente iniciar esse segundo
semestre letivo com a Imersão Pedagógica em que trouxemos grandes conteúdos, foi
sensacional. Digo que mais que uma imersão, foi também um momento de integração, já que
revemos nossos amigos e compartilhamos experiências. Sem dúvida nenhuma, foi uma grande
oportunidade da Universidade de Marília demonstrar os avanços que estamos vivenciando.
Então, de fato, iniciamos esse segundo semestre com o pé direito, felizes e, principalmente,
motivados a seguir e nos tornarmos ainda melhores”, celebra.

Compartilhar matéria no
Docentes da Unimar aprimoram práticas pedagógicas em Imersão sobre Inovação Educacional