Vencendo gigantes: como vencemos o desafio de ensinar
e formar cidadãos na era digital
A pandemia trouxe-nos a oportunidade de resgatar e consolidar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento, mesmo através do ensino remoto e, posteriormente, híbrido. Como? Parceria, diálogo, respeito e uma equipe obstinada. É assim que o colégio Esquema Único de Marília tem vencido o desafio de ensinar e formar cidadãos na era digital.
Ao levar a sala de aula para dentro das casas de nossos alunos, entendemos, rapidamente, que aumentar a parceria e o diálogo com as famílias seria crucial ante a nova realidade. Por isso, deliberamos medidas como ampliação dos canais de comunicação entre a escola, os alunos e seus familiares; visando não apenas acolher suas dores e incertezas, mas garantir que tivessem respaldo efetivo junto às novas e exigentes demandas do processo de ensino e aprendizagem remoto e híbrido. Essa mais intensa troca com as famílias trouxe-nos a clareza necessária às tomadas de decisões que exigiriam da equipe gestora uma alta capacidade de replanejamento e flexibilização das práticas e rotinas pedagógicas, além de agilidade.
Nessa perspectiva, o Esquema Único de Marília tem promovido ações como reuniões e treinamentos para orientação de alunos e responsáveis e constante lives, treinamentos e suporte, para que os professores façam uso eficiente das plataformas e ferramentas adotadas pela instituição. Assim, a parceria com um forte sistema de ensino, como o é o caso do Sistema Poliedro, bem como a atuação, formação continuada e entrega da equipe técnico-pedagógica do colégio Esquema Único, têm sido definitivas para que alcancemos sucesso no que tange os desafios , implacavelmente, impostos pela pandemia no mundo educacional.
E, se antes da pandemia já se sabia que a tecnologia facilitava o acesso ao universo do conhecimento, hoje nos empenhamos em criar, no Esquema Único, a cultura de um ambiente favorável ao compartilhamento dos diversos saberes, estimulando o trabalho interdisciplinar; com vistas ao desenvolvimento da autonomia dos nossos alunos em tempos de ensino remoto e híbrido.
Dessa forma, as equipes pedagógica e docente alinharam metodologias e ajustaram formatos às novas plataformas, ferramentas e necessidades dos alunos. A tecnologia sagrou-se grande aliada do nosso fazer pedagógico. Posto que, com ela, o conhecimento passou a fazer parte da vida de nossos alunos e professores de forma mais dinâmica, compartilhada e acessível; seja por meio de oficinas e workshops para o Ensino Fundamental com especialistas de várias áreas da sociedade civil; seja através de eventos de mentoria e coaching para o Ensino Médio e Pré-vestibular, através do THE POWER ou ainda o desenvolvimento de projetos de responsabilidade social com o engajamento dos alunos e familiares e funcionários do Colégio Esquema Único. Tudo alinhado aos conteúdos tradicionalmente trabalhados em sala de aula.
Importante ainda mencionar que todos esses esforços e movimentos nos trouxeram uma maravilhosa oportunidade: trabalhar os princípios básicos da cidadania digital (ou cybercidadania). É fundamental desenvolver nas crianças, adolescentes e jovens um senso crítico que lhes permita explorar os recursos do universo do cyberespaço, observando direitos e deveres, mesmo quando não estão sob a supervisão direta de um adulto. Com isso, nossos educadores atuaram como peças centrais, fomentando e ajudando nossos alunos na adaptação necessária ao cenário que nos defronta.
Colégio Esquema Único
Da esquerda para a direita:
Patrícia Sabella ( Coordenadora Ensino Fundamental)
Marta Sueli Silva (Diretora)
Flávio Quero (Coordenador Ensino Médio e Pré-vestibular)
Fátima Souza (Psicopedagoga)
Telma Messias ( Psicóloga )