Como vencemos o desafio de ensinar e formar cidadão na era digital

Ensinar e formar cidadãos em pleno século XXI vêm sendo um desafio vultuoso no que tange a Era Digital. Quando falamos em “era digital” inferimos que é o tempo de inserções e inovações tecnológicas. Foi um período que se deu início no final do século XX após a Era industrial, portanto, a era digital tem seu impulso com os avanços tecnológicos da Primeira revolução.
Mas quando se trata de era digital no âmbito da educação, quais são seus avanços? Qual sua relevância para a Educação? E quem são os protagonistas dessas inovações?
No que se refere o segmento de educação, as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) são componentes inovadores que vêm desafiando as escolas e docentes quanto sua adoção nas praticas pedagógicas. Diante disso, reputar o aluno conectado e influído com mundo e a cultura digital, e traze-lo para dentro da sala de aula, onde passará a maior parte do seu dia, leva as escolas a repensarem sobre suas praticas pedagógicas e considerar o contexto atual inovador.
Por conseguinte, tanto a escola como os educadores devem estar preparados e providos de aptidões para desenvolverem métodos de ensino e aprendizagem com olhares mais técnicos e científicos, de forma que possam gerir e envolver esses alunos conectados com o mundo digital um aprendizado e disciplina com o uso das NTICs no processo de aprender a aprender. No entanto, o conhecimento básico de tecnologias de comunicação não basta, o professor da era digital se tornará um professor pesquisador que deverá estar munido de conhecimentos para intermediar o digital com o método pratico da docência. Ou seja, os alunos precisam aprender a utilizar os recursos das novas tecnologias da informação e comunicação a favor de sua aprendizagem psíquica e cognitiva. Assim, formaremos cidadãos com conhecimentos e olhares mais críticos quanto a era digital, e não escravos das tecnologias.
Se por um lado temos um novo paradigma educacional com o desafio de inserir as NTCIs na escola e introduzi-las na trilha de aprendizagem e ensino e aprendizagem, por outro temos a demanda de professores pesquisadores com uma análise mais crítica e conceitual do novo cenário digital.
Sendo assim, os docentes desta nova era digital devem dispor de habilidades e competências, que, segundo a formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
os docentes devem “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma critica, significativa e reflexiva e ética nas diversas praticas sociais ( incluído das escolares) para se comunicar, acessar, e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (BNCC 2018)
Diante do exposto, tais exigências demandam um novo perfil de professor para o século XXI, onde o docente tem o papel de pesquisador frente às novas mudanças e novas tecnologias educativas e inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem, de modo que sua concepção de professor pesquisador se relacione com os alunos de forma inovadora, onde sua condução da prática docente traga para o processo de aprender a aprender recursos digitais e tecnológicos. Entretanto, em frente dessa realidade a educação através das escolas é estimulada a analisar suas propostas curriculares, e seus métodos de ensino.
Por fim, é vital para instituições de ensino vencer os desafios de ensinar e formar cidadãos nesta era digital, deve-se acontecer uma atualização nos conceitos das práticas pedagógicas adotadas, analisar suas propostas curriculares, e mais importante possuir um corpo docente onde exista conhecimentos das NTICs, todavia, não só conhecimentos, mas é imprescindível que o professor seja um pesquisador em continua atualização e saiba trilhar um método de ensino e aprendizagem usufruindo dos recursos digitais desta nova era digital.

Janderson E. S. Salles ¹ Claudio R. P. Martins

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ESPECIAL EDUCAÇÃO 2022 – por Janderson E. S. Salles ¹e Claudio R. P. Martins Colégio Compacto