Como vencemos o desafio de ensinar
formar cidadão na era digital

Talvez o maior desafio do sistema educacional na era digital seja conseguir reter a atenção do aluno na sala de aula, pois com o acesso ilimitado a informações, o aluno pode adquirir conhecimento de maneiras diversas e além da sala de aula, por isso o desafio do professor se torna maior.
Entre estes desafios, podemos citar: lidar com a resistência dos alunos, manter foco e atenção, saber gerenciar dados e dispositivos, contar com uma equipe de professores capacitada e motivada à aprender novas tecnologias e reagir rápido às mudanças.
Assim, um dos grandes desafios da escola atual é promover debates estruturados sobre os temas que envolvem uma educação cidadã para o uso consciente da tecnologia.
Uma pesquisa realizada na Inglaterra e divulgada em reportagem da BBC, por exemplo, aponta que o uso de recursos tecnológicos melhorou em 81% a capacidade dos alunos em interpretar e utilizar gráficos matemáticos.
Ao implementar a tecnologia no processo de aprendizagem, é fundamental não deixar que os alunos se prendam em suas bolhas particulares. Neste aspecto, a diversidade de atividades deve compreender todos.
Um dos principais benefícios da cultura digital na escola é a possibilidade de o estudante estar em rede, participar de comunidades de aprendizagem e não ficar isolado, restrito à sala de aula, ajudando a aumentar o engajamento dos alunos. Além disso, a cultura digital possibilita a adoção da abordagem do ensino individualizado, que permite identificar dificuldades e pontos fortes dos alunos. Para isto utilizamos nosso portal Positivo On, que tem a possibilidade de gamificar o conteúdo, tornando-se mais atrativo. Assim, cada um deles consegue se desenvolver em seu próprio ritmo e conforme seu estilo de aprendizagem.
Desta forma, deve sempre haver um desejo do professor de aprender, por isso a formação constante da equipe deve ser primordial em: tornar as aulas mais atrativas; despertar a curiosidade e atenção dos alunos; melhorar a produtividade nos estudos; auxiliar os educadores a dinamizar as aulas; e contribueir para o aproveitamento escolar extraclasse.
Além disso, incentivar práticas e ideias inovadoras e utilizar novos dispositivos como smartphones e tablets tornam-se uma grande vantagem para auxiliar alunos na aquisição de novos saberes, uma vez que eles já estão nas mãos das crianças e adolescentes em sala de aula.
Ao fazerem atividades em pares ou grupos, a internet permite que todos expressem seus conhecimentos e deem opiniões, o que traz à tona a
experiência prévia dos alunos, o que os motiva ainda mais, pois sentem-se parte ativa e importante do processo de aprendizagem.
Interagimos, fazemos mobilizações sociais, compartilhamos trabalhos artísticos e divulgamos conteúdo entre tantas outras atividades com amigos ou pessoas totalmente desconhecidas por meio do digital. Todas essas experiências fazem parte da cultura digital implementada no Colégio Interação.

Tuti, diretor do Colégio Interação

Compartilhar matéria no
ESPECIAL EDUCAÇÃO 2022 – por Tuti, diretor do Colégio Interação