A Maple Bear Marília, escola bilingue com modelo canadense de ensino para a Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, elaborou um rígido protocolo de biossegurança que permitiu conquistar autorização para receber seus alunos presencialmente.

A escola está preparada, com total segurança e tranquilidade, após consultar profissionais renomados, instituições oficiais e protocolos internacionais para criar suas regras de retomada, com investimento em treinamento de colaboradores, novas estratégias e adaptações em sua estrutura.

“Toda tomada de decisão é feita com responsabilidade, levando em conta todas as partes envolvidas e também nossas premissas como, por exemplo, a segurança e saúde física, emocional e social de alunos, famílias e equipe, a continuidade do ensino, o cumprimento da legislação e consideração das novas deliberações, a manutenção da rotina, as orientações da Maple Bear Global Schools e, claro, a demanda das famílias e necessidades dos alunos”, explica o diretor Cesar Sampaio.

Estrutura foi totalmente adequada para receber alunos em segurança

PRIMEIRAS AÇÕES

Desde a primeira semana da quarentena a escola buscou se preparar para atender sua demanda de forma online. “Logo após o Decreto Estadual em 13 de março, que suspendeu as aulas presenciais, decidimos nos estruturar para as aulas digitais imediatamente”.

O primeiro passo foi focar na semana de transição para as famílias se organizarem, sem apresentação de conteúdos novos e abonando todas as faltas. “Pensamos muito também na segurança de nossa equipe, além dos alunos e famílias. Então, num primeiro momento, nossa enfermeira fez uma triagem com a equipe para mapear possíveis grupos de risco e mantê-los em casa. Também fizemos questão de tranquilizar a todos nesse momento de insegurança, informando que não haveria nenhuma demissão”.

Escola mantém sua essência de aprender brincando

Em seguida, a escola começou a reorganização seu novo calendário e planejou o retorno das atividades, garantindo a continuidade da aprendizagem a partir do dia 24 de março com as aulas virtuais. “Tudo isso só foi possível porque a escola, considerando que a habilidade de letramento digital já era importante, se preparava para implantar o Google for Education. Então já existia uma parceria com o Google. Escolhemos ferramentas disponíveis, como o Google Classroom para aprendizagem, Meeting para reuniões, Youtube para tutoriais de apoio às famílias, e começamos a fazer parcerias com outras instituições rapidamente, como por exemplo Elefante Letrado  (ferramenta de leitura digital), Raz-Kids, que já utilizávamos no 1º e 2º anos para garantir nível de leitura no inglês, e Khan Academy, como ferramenta para complementar atividades de matemática feitas em sala. Além disso, os alunos já tinham contato com Chromebooks na sala de aula. Tudo isso já havia nos preparando para lidar com o ambiente digital e ajudou a implantar as aulas online”, revela Cesar.

Para esse novo desafio, a escola se colocou a disposição das famílias e também compartilhou tutoriais e sugestões de rotina feitas pela coordenação e psicóloga da equipe. Também foram realizados eventos de lazer, como a Páscoa 3D, que permitiu aos alunos um retorno virtual à escola com uma divertida caça aos ovos. Houve ainda o envio de uma mensagem de agradecimento aos pais pelo empenho e uma pesquisa para descobrir quais seriam as melhorias necessárias para o novo formato das atividades.

“O acompanhamento com as famílias é feito de diversas maneiras, como reuniões mensais, avaliação formal de satisfação e também atendimento individualizado para compreender as necessidades particulares de cada caso”, afirma o diretor.

Espaços foram separados e brinquedos são de uso individual

A adesão às aulas online foi considerada ótima, com praticamente 100% de presença. Contudo, com o passar dos meses, atitudes como agressividade em casa e falta de concentração foram relatadas, ao mesmo tempo em que se registrava um índice de 78% de aprovação para a volta das aulas presenciais.

PREPARAÇÃO

Focada essencialmente na necessidade de cuidar das crianças e atender às famílias, a Maple Bear se estruturou para voltar a oferecer a opção de atividades presenciais com toda a segurança para todas as partes envolvidas. Para tanto, consultou órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde e instituições internacionais, como a Organização Mundial da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde, além de ter todo o apoio e suporte da Maple Bear Global Schools, com mais de 60 anos de experiência em educação e presença em mais de 20 países. Contou também com a ajuda do médico Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, PHD da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do HC-FMUSP, professor universitário e atual diretor da Sociedade Paulista de Infectologia, e do médico Vinicius Ponzio da Silva, com residência e mestrado em Infectologia pela UNIFESP, médico infectologista do Hospital Israelista Albert Einstein na área de consultoria para escolas e um dos infectologistas responsáveis pelo Hospital de campanha do Pacaembu.

“Nosso maior propósito é cuidar das crianças, prepará-las para a vida. E enxergamos este grande desafio como uma oportunidade de aprender a lidar com essa situação, praticando os protocolos de higiene e o distanciamento social, sem abrir mão do necessário convívio com outras crianças”, destaca o diretor.

Após a implementação do protocolo e compartilhamento com os pais (disponível em https://marilia.maplebear.com.br/covid-19/), investimento em novas estruturas e treinamento da equipe – sempre muito empenhada e envolvida com todas as propostas – e seguindo toda a legislação e novas deliberações, a escola obteve autorização para retornar suas atividades.

RETOMADA

Máscaras são obrigatórias para crianças acima dos 3 anos de idade

Respeitando as individualidades de cada família para lidar com este delicado momento, a Maple Bear Marília implementou o modelo de ensino híbrido desde o dia 07 de outubro, optativo para atividades presenciais e também online.

Pensando em atender a comunidade, a escola se apoiou em pesquisas e dados científicos para tomar a decisão. “Estudamos o que ocorreu na retomada de outros países e verificamos que não houve um aumento de contágio após a reabertura das escolas, assim como há uma taxa de contaminação, gravidade e transmissibilidade extremamente baixas”, destacou o diretor. “E não foi, em nenhum momento, uma decisão unilateral. As famílias pediram por isso e a equipe viabilizou as atividades sem medir esforços. Todos unidos instalando o protocolo”, ressalta.

Entre as principais medidas implementadas está o “passaporte diário”, um aplicativo com questionário respondido diariamente, com dados sobre sintomas presentes ou ausentes na criança e nos familiares, como febre, tosse, falta de ar, olfato ou paladar, por exemplo. Após o envio das respostas, os pais podem agendar a chegada ao colégio, com envio de alerta automático na distância de 800 metros da escola, para que a professora possa receber o aluno na entrada, sem aglomerações.

Na chegada, é feita a checagem da temperatura e há álcool em gel disponível em diversos locais, como entrada, corredores, parques e salas de aula, além de capachos sanitizantes.

O uso de máscaras é obrigatório para crianças maiores de 3 anos.

Há sinalização por toda a escola, de modo a conduzir os alunos e manter o distanciamento social. As salas de aula são amplas e arejadas e as turmas estão divididas em dois períodos para reduzir ainda mais o número de pessoas compartilhando o mesmo ambiente.

A lavagem de mãos é frequente, pois todas as salas sempre estiveram equipadas com pia e três torneiras, sabão e papel toalha descartável. As mesas, cadeiras estão devidamente identificadas para não haver troca de lugar dos alunos.

A equipe também está preparada para oferecer acolhimento emocional e mantém sua essência de aprender brincando. Há também uma preferência pela execução de atividades ao ar livre, que trazem a sensação de liberdade e são seguranças para todos.

Os cuidados com a higienização dos espaços comuns foram redobrados, com sanitização e desinfecção em todas as trocas de turma, realizados com produtos certificados para o combate da COVID-19, bem como a Lâmpada UVC, com laudo técnico de eficácia para eliminação do vírus. Há também a presença de enfermeira diariamente na escola, para treinamento e revisão constante de todos os protocolos adotados.

“Lidamos com a situação apoiados em ampla informação científica, com responsabilidade social, pensando sempre no bem comum para nossos alunos, famílias e equipe. E acreditamos que apenas vivenciando essa experiência teremos oportunidade de aprender a enfrentá-la. Existe um problema – e ele não é simples. Mas qual é o impacto de nos negarmos a lidar com isso? Ouvimos a comunidade e optamos por atendê-la tomando todas as medidas de segurança possíveis, validadas por renomados profissionais e instituições”, detalha o diretor.

O sucesso da retomada foi tão grande que já há intenção de 89% das famílias de ter seus filhos em atividade presencial, mas o diretor salienta que a modalidade online ficará disponível pelo tempo que for considerado necessário pelos pais e responsáveis, com a mesma qualidade Maple Bear Marília.

SAIBA MAIS

Para saber mais sobre a escola Maple Bear Marília ou obter informações adicionais sobre protocolo e medidas de segurança, entre em contato pelos telefones (14) 99903-1677 (WhatsApp) ou (14) 3367-1677. A escola fica na Rua José de Abreu Neto, 677

Instagram: @maplebearmarilia

Facebook: maplebearmarilia

Youtube: maplebearmarilia

E-mail: marilia@maplebear.com.br

Site: https://marilia.maplebear.com.br/

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Maple Bear Marília: cuidado e segurança
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