O curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) voltou a se destacar ao lançar mais uma experiência inovadora em sala de aula. O projeto “Se Tem Lei, Tem História”, desenvolvido na disciplina “História e Direito”, o qual convida os acadêmicos a investigarem a origem das leis e os contextos sociais, políticos e culturais que motivaram sua criação. 

A proposta reforça o uso de metodologias ativas no curso, aproximando o estudante da prática investigativa e do pensamento crítico que fundamentam a formação jurídica.

O idealizador do projeto, o docente Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias, explica que o objetivo é tornar o estudo histórico mais vivo e conectado com o cotidiano. 

“A ideia é que o aluno escolha um tema, estude como ele evoluiu na história e apresente duas entregas, uma em formato de seminário detalhando essa evolução e, depois, um vídeo curto para as redes sociais. Serão mais de 20 vídeos divulgados ao longo de dez semanas. É conhecimento produzido pelos alunos e compartilhado com toda a sociedade”, ressalta.

A iniciativa estimula os acadêmicos a compreenderem que nenhuma lei surge por acaso e que, por trás de cada dispositivo legal, há uma trajetória de disputas, avanços e necessidades históricas que moldaram o Direito tal como conhecemos hoje. 

Para a acadêmica do primeiro ano do curso de Direito Angélica Faria, a experiência transformou sua percepção sobre a construção das normas. 

“O projeto ‘Se Tem Lei Tem História’ é uma iniciativa do Prof. Dr. Jefferson, ele nos ajudou a entender a história de outra forma, porque pesquisamos toda a história por trás das leis, tudo o que ocasionou para chegarmos às conclusões jurídicas de hoje, o que motivou o legislador, o que aconteceu para que chegássemos ao cenário atual. Então, percebemos que por trás do Direito existe sempre uma contextualização profunda”, afirma. 

A disciplina “História e Direito” integra a base formativa do curso e busca apresentar ao acadêmico a cronologia das normas e a construção social do Direito ao longo do tempo. Em sala de aula, os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, incentivando os futuros profissionais a relacionarem fatos históricos, movimentos sociais e transformações políticas com a criação de institutos jurídicos. Essa abordagem permite que tenham a compreensão sobre o Direito, que é resultado de processos humanos e históricos, e não um conjunto estático de regras.

Ainda segundo a acadêmica, compreender essa trajetória fortalece a visão crítica dos futuros profissionais. “Antes, nunca havíamos parado para pensar de onde vem o direito que todo acusado tem de se defender, porque a ideia não nasceu do nada. Estudar a origem disso nos fez entender por que esses direitos existem e por que são essenciais”, complementa.

O Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias, destaca também que compreender essa perspectiva é fundamental. “Quando o aluno percebe que cada lei carrega consigo uma história, ele passa a enxergar o Direito com mais profundidade. Não se trata apenas de decorar artigos, mas de entender por que eles existem, o que resolveram em seu tempo e como continuam interferindo na sociedade. Essa consciência histórica forma profissionais mais críticos, mais humanos e mais preparados para interpretar o mundo jurídico de maneira completa”, afirma.

O Reitor da Unimar, Dr. Márcio Mesquita Serva, afirma que iniciativas como essa reforçam a missão institucional de formar profissionais preparados para compreender e transformar a realidade. 

“A Unimar sempre acreditou que formar profissionais é mais do que ensinar conteúdos. É despertar consciência histórica, senso crítico e responsabilidade social. Projetos como este mostram que o Direito é vivo, nasce de contextos e de pessoas, e nossos alunos precisam compreender essa trajetória para atuarem com excelência e ética. É uma alegria ver iniciativas que transformam a sala de aula em um espaço de pesquisa, criação e impacto social”, afirma. 

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Projeto “Se Tem Lei, Tem História”: iniciativa da Unimar conecta acadêmicos à construção histórica das leis. Experiência inovadora lançada pelo docente Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias. Conheça!