O cenário atual trouxe mudanças para todos os setores, em especial para a educação, que enfrentou grandes desafios com a pandemia. Diante dessas novas perspectivas, o Senac Marília reorganizou o portfólio para continuar garantindo a qualificação dos seus alunos. Nos últimos cinco anos, a instituição realizou cerca de 16 mil atendimentos, promovendo a capacitação da comunidade por meio de cursos inéditos, eventos, palestras, workshops, entre outras atividades.
Completando 70 anos em 2021, a unidade concentra hoje maior procura por qualificações nas áreas de saúde, beleza e bem-estar, gestão e negócios e tecnologia da informação, respectivamente. Para este ano, estão previstas 4.500 vagas, 1.700 contempladas via Programa Senac de Gratuidade, sendo que durante a pandemia as aulas acontecem de maneira remota. A oferta é diversa e os cursos contemplam as mais variadas atuações profissionais, por isso a instituição busca sempre trazer temas novos, como Moda e E-commerce, Fotografia Comercial com Celular, Cozinha Vegetariana e Vegana, Preparo de Sushis e Sashimis, Técnicas de Vendas, entre outros.
Andréia Sangaletti, gerente do Senac Marília, esclarece que os cursos da unidade são pensados para manter a estreita sintonia com o mercado de trabalho e as necessidades decorrentes da economia, do comércio e da prestação de serviços. “Graças a essa pluralidade, podemos considerar a unidade Marília como uma instituição de vanguarda ao longo desses anos, abrindo novos nichos para formação profissional, atualizando cursos e atendendo às expectativas de todos que já passaram por aqui.”

Papel Transformador
Referência para colegas de trabalho e para inúmeros estudantes do Senac Marília, Takashi Sonoda representa bem o que a unidade é capaz de fazer na vida das pessoas. Ex-aluno e funcionário da instituição há 45 anos, ele conta que uma de suas alegrias é relembrar cada momento da sua história pessoal e profissional no Senac, ressaltando o aprendizado que recebeu e ajudou a promover.
Durante décadas, Takashi teve a oportunidade de acompanhar o progresso da unidade Marília com as demandas do mundo do trabalho, desde os antigos cursos de datilografia até as inúmeras possibilidades que a tecnologia e o mundo virtual proporcionam. “A unidade se modernizou durante esses anos. Acompanhando a evolução do mercado como um todo, os cursos foram sendo ofertados de acordo com a necessidade que Marília e região demandavam, com a estrutura física também acompanhando essa tendência. E eu sempre estive por perto, o que é uma satisfação”, ressalta.
O vínculo do funcionário com o Senac começou no fim dos anos 60 e início dos 70, como Takashi revela. “Minha história com a instituição nasceu ainda jovem. Quando era criança, lembro até hoje que, no caminho para a escola primária, eu passava em frente ao prédio e ficava curioso em saber como eram as aulas e o ensino ali”, recorda.
Então, após concluir a primeira etapa da sua formação, a curiosidade se tornou uma vivência inesquecível. Primeiramente, ele ingressou no ensino secundário da unidade e, em 1972, tornou-se aluno efetivo. Pouco tempo depois, ficou sabendo da existência da Banda Marcial do Senac Marília, que era formada por estudantes, e não pensou duas vezes para participar.
“A banda foi, antes de qualquer coisa, uma oportunidade de desenvolvimento pessoal. Eu era muito tímido e reservado e, com as oportunidades de relacionamento que o grupo Marcial proporcionou, desenvolvi habilidades e aptidões que vieram a ser essenciais na minha vida profissional”, relembra Takashi.
Já sua carreira como funcionário do Senac começou oficialmente em 1976, como menor aprendiz, e evoluiu ao longo das últimas décadas. Ano após ano, Takashi atuou em diferentes áreas, como a administrativa, a de comunicação e de projetos. “No começo, divulgávamos os cursos pelo comércio e firmávamos parcerias buscando sempre a educação como fator de transformação. Lembro, por exemplo, do Novo Senac, que era uma vitrine de profissões e possibilidades no qual promovíamos palestras e oficinas. Na década de 80, ainda tivemos o Shopping Senac, que ofereceu atividades ligadas às áreas de moda e beleza”, detalha as atividades. Vivenciando grande parte dos 70 anos do Senac Marília, Takashi é a prova do poder transformador da educação e, para ele, representa “uma mudança de vida”.

Compartilhar matéria no
Senac Marília completa sete décadas e oferta mais de 4 mil vagas em cursos