A Universidade de Marília (Unimar) e a Universidade de Save, em Moçambique, celebram um marco significativo em suas trajetórias acadêmicas e de cooperação internacional. Desde 20 e até 23 de agosto, a Reitora Profa. Dra. Catarina Tivane Nhamposse, acompanhada por uma comitiva de especialistas, visitará Marília para firmar um acordo de colaboração entre as duas instituições, que objetiva impulsionar a mobilidade docente e discente, a inovação científica e a diversificação econômica, temas centrais para ambos os países.

Segundo a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, a parceria reforça o compromisso da Unimar com a internacionalização e com a criação de oportunidades que transcendem fronteiras. “Estamos entusiasmados em colaborar com a Universidade de Save em projetos que têm o potencial de impactar diretamente a sociedade, tanto no Brasil quanto em Moçambique”, destaca. 

A visita também inclui a oferta de uma disciplina especial no Mestrado Profissional de Saúde, Produção e Bem-Estar Animal da Unimar, intitulada “Saúde, Produção e Bem-Estar Animal no Continente Africano: Moçambique”. A disciplina será ministrada pela Reitora Nhamposse e pelos Prof. Dr. Simião Balane e Prof. Dr. Jossias Vilanculo, abordando temas como produção animal, saúde animal e os impactos das mudanças climáticas na produção agrícola e animal em Moçambique.

A parceria com a Universidade de Save abre novas frentes de pesquisa e desenvolvimento que são fundamentais para enfrentar os desafios globais atuais”, afirma a Profa. Dra. Maria Angélica Miglino, responsável pelo convênio e supervisora da disciplina. “Os temas que serão explorados na disciplina são de grande relevância tanto para o Brasil quanto para Moçambique, dado que compartilhamos desafios semelhantes nas áreas de saúde e bem-estar animal.”

A vinda da delegação moçambicana à Unimar tem uma programação intensa que inclui, além das atividades acadêmicas, visitas às fazendas, projetos e hospitais vinculados à Universidade. Esses encontros visam explorar possibilidades de colaboração em áreas como medicina, enfermagem e nutrição, sempre com o foco em promover o desenvolvimento social e a inovação tecnológica.

O memorando prevê ainda o incentivo à formação de novas lideranças e a fixação de talentos em Moçambique, com suporte do Instituto de Bolsas de Estudo (IBE) do Ministério de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) daquele país. “Estamos diante de uma oportunidade única de construir pontes que fortalecem o ensino superior e promovem o desenvolvimento sustentável em nossas regiões”, ressalta a professora Nhamposse.

Vale destacar, que esta é mais uma ação da Unimar dentro da internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV Unimar). Este convênio marca um passo significativo na trajetória de ambas as universidades rumo à internacionalização e ao desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios globais. 

A parceria entre a Unimar e a Universidade de Save é uma prova do potencial transformador da educação e da pesquisa colaborativa. “Estamos com um calendário robusto de atividades, a visita da delegação moçambicana promete ser um marco histórico para ambas as instituições, solidificando laços que certamente trarão benefícios duradouros para o Brasil e Moçambique”, destaca a professora Fernanda Serva.

Fique por dentro!

Fique por dentro do Universo Unimar! Nos acompanhe em nossas redes sociais, no >>>>>> site e aqui no >>>>>>> blog.

Compartilhar matéria no
Unimar e Universidade de Save em Moçambique firmam parceria internacional visando inovação e desenvolvimento sustentável