Especialistas da UBS, empresa global de serviços financeiros, apostam que os preços dos planos da Netflix ficarão mais caros ainda neste ano
Os planos de assinatura da Netflix devem ficar mais caros em 2024. Pelo menos, é o que apontam analistas da UBS, empresa global de serviços financeiros. No Brasil, a alteração mais recente nas assinaturas ocorreu em outubro de 2023, quando a plataforma removeu o plano básico sem anúncios, que custava R$ 25,50.
Para quem tem pressa:
- Analistas da UBS preveem aumento nos planos de assinatura da Netflix em 2024. No Brasil, a alteração mais recente ocorreu em outubro de 2023, quando o plano básico sem anúncios foi removido;
- A Netflix oferece três planos no Brasil: padrão com anúncios (R$ 18,90), padrão sem anúncios (R$ 39,90) e premium (R$ 55,90). Segundo os analistas, o aumento impulsionaria o crescimento da receita da empresa;
- Após pausa nos aumentos de preço, devido à implementação de programa de compartilhamento pago, a Netflix pode retomar aumentos. Nos EUA, a empresa tem poder de precificação e participação significativa na audiência de TV;
- Além disso, a UBS aumentou sua estimativa de novos assinantes da Netflix – de 18 para 20 milhões. O aumento reflete o sucesso do programa de compartilhamento pago e o contínuo apelo da Netflix frente a mudanças estruturais na mídia.
Atualmente, a Netflix oferece três planos no Brasil: padrão com anúncios (R$ 18,90), padrão sem anúncios (R$ 39,90) e premium (R$ 55,90). Os analistas da UBS especulam que o aumento dos preços previsto para este ano deve impulsionar o crescimento da receita da Netflix para 15%. Em 2023, por exemplo, o crescimento foi de 7%. As informações são da Variety.
Também em outubro, a Netflix aumentou o preço do plano Básico de US$ 9,99 para US$ 11,99 por mês nos EUA, além de elevar os preços na França e no Reino Unido. Até o momento, a empresa não anunciou oficialmente planos para aumentar os preços das assinaturas em 2024.
Netflix mais cara (?)
Durante a teleconferência de lucros do quarto trimestre de 2023, o co-CEO da Netflix, Greg Peters, mencionou que a empresa havia pausado os aumentos de preços enquanto implementava o programa de compartilhamento pago. Agora que o programa foi implementado, a Netflix retoma sua abordagem padrão para aumentos de preços.
Citando dados da Nielsen, a UBS destacou que a participação da Netflix na audiência de TV nos EUA aumentou para 7,9% em janeiro de 2024 (em dezembro, foi 7,7%). A plataforma de streaming possui forte poder de precificação em relação a outros serviços de streaming, com preços mais baixos em média por hora de consumo.
A UBS também apontou a Netflix como a principal beneficiária das mudanças estruturais na mídia, à medida que as empresas tradicionais, diante do declínio dos negócios de TV a cabo, voltam-se para a rentabilidade no streaming. A nova estratégia inclui aumentos de preços, consolidação de plataformas e foco renovado em licenciamento de conteúdo.
A UBS aumentou suas estimativas para adições de assinantes da Netflix em 2024 de 18 milhões para 20 milhões, refletindo o contínuo ímpeto nas tendências de assinantes. A empresa adicionou 29,5 milhões de novos assinantes em 2023, acima da média anual de 21 milhões entre 2020 e 2022, após implementar com sucesso o programa de compartilhamento pago globalmente.
Por Pedro Spadoni