O filme é inspirada no livro “A Life of Jesus”, de Shūsaku Endō, e a ideia surgiu após um encontro de Scorsese com o Papa Francisco I
Após dirigir Assassinos da Lua das Flores, Martin Scorsese já planeja seu próximo filme. E dessa vez, o cineasta pretende abordar os ensinamentos de Jesus em um produção inspirada no livro A Life of Jesus, de Shūsaku Endō.
Encontro com o Papa
O próprio Scorsese confirmou a informação em entrevista ao jornal L.A. Times. Segundo o diretor, a ideia do projeto surgiu após um encontro com o Papa Francisco I, em 2023.
Respondi ao apelo do Papa aos artistas da única maneira que conheço: imaginando e escrevendo um roteiro para um filme sobre Jesus
Martin Scorsese
A trama do novo filme será ambientada principalmente nos dias atuais. No entanto, Scorsese deseja que a produção pareça atemporal e, por isso, não quer ficar preso a apenas um determinado período de tempo.
Ainda de acordo com o diretor, o longa deve ter cerca de 80 minutos e será focado nos ensinamentos fundamentais de Jesus de uma forma que explore seus princípios, mas não faça proselitismo. O roteiro foi escrito em parceria com o crítico Kent Jones e já está finalizado.
O novo filme ainda não tem nome e nem previsão para o início das filmagens. Antes, Martin Scorsese precisa trabalhar para que Assassinos da Lua das Flores seja consagrado no Oscar 2024. O longa estreia no catálogo do Apple TV+ em 12 de janeiro. As informações são do Omelete.
Scorsese, cinema e espiritualidade
- Esta será a segunda adaptação de Shūsaku Endō feita pelo diretor.
- Scorsese também filmou Silêncio, baseado num livro do autor, em 2016, que abordou a repressão aos jesuítas cristãos no Japão.
- Ele também já dirigiu um filme sobre Jesus, A Última Tentação de Cristo (1988), com o ator Willem Dafoe no papel principal.
- A produção causou polêmica na Igreja Católica por mostrar um delírio de Jesus, em que ele recusa o plano de Deus para se sacrificar.
- Por fim, Scorsese também já produziu um filme budista, Kundun (1997), retratando a vida do Dalai Lama.