Atenção! Este texto tem spoilers de Marvel’s Spider-Man 2!

Marvel’s Spider-Man 2 foi lançado oficialmente para o PlayStation 5 e milhares de jogadores ao redor do mundo já estão se aventurando com Peter Parker e Miles Morales, enfrentando Kraven e Venom no novo game da Insomniac.

Ao mesmo tempo que isso acontece, está liberada a enxurrada de spoilers pela internet, revelando cada detalhe do game. Sendo assim, estamos liberados para falar de pontos da trama do jogo que podem complicar bastante a vida daqueles que preparem a sua sequência. Porque óbvio que Spider-Man 3 será feito, é só uma questão de tempo.

O problema é que algumas decisões do segundo capítulo desenvolvido pela Insomniac Games criam entraves e complicações que precisam ser resolvidos na sequência, além de limitar um tanto as coisas para os herói. São decisões que surpreendem em Marvel’s Spider-Man 2, mas que também plantam uma dúvida de como isso vai repercutir no futuro do Amigão da Vizinhança.

Tudo é bastante previsível

Marvel’s Spider-Man 2 melhora muitas coisas em relação ao primeiro jogo, principalmente quando falamos sobre seu gameplay. Sistemas de combate e de movimentação pela cidade estão bem mais fluidos e acabam sendo o ponto alto do novo jogo. Porém, algo que chamou muito a atenção no primeiro game foi a sua história. Ela não era particularmente revolucionária, você consegue ver para onde ela está indo, mas ela funciona muito bem.

O novo game tem uma história com algumas reviravoltas, mas nenhuma delas funciona de verdade porque tudo é bastante previsível. É possível prever tudo o que acontece com certa antecedência, algo que tira muito o impacto dela. É uma história que funciona até certo ponto, mas é algo que todos nós já vimos em vários outros lugares, como quadrinhos, mas também no cinema.

Duplinha explosiva em Marvel's Spider-Man 2 (Imagem: Insomniac Games)
Duplinha explosiva em Marvel’s Spider-Man 2 (Imagem: Insomniac Games)

Isso começa a gerar o problema para a sequência porque, pelo tratamento da história, um dos Homens-Aranha não recebe o desenvolvimento necessário para aquilo que acontece na sua conclusão.

Se você ainda está aqui, já deve estar preparado para spoilers, então lá vamos nós.

Miles Morales se torna o Homem-Aranha principal da história

A ideia de Peter Parker tentar viver sua vida como uma pessoa normal e Miles Morales assumir o manto de Homem-Aranha de Nova York é algo que não foge da mente de muitos fãs. Há tempos, a Marvel tenta tornar o “manto” do Homem-Aranha algo como um legado, algo que qualquer pessoa pode vestir a máscara.

A popularidade de Miles Morales é uma resposta a isso, apesar de muito do que fez o Homem-Aranha ser, basicamente, o Homem-Aranha são características de Peter Parker. Existe toda uma discussão em torno disso, mas ela não vem muito ao caso.

Miles é um bom personagem, mas o impacto de se tornar o único Homem-Aranha precisava ser maior (Imagem: Insomniac Games)
Miles é um bom personagem, mas o impacto de se tornar o único Homem-Aranha precisava ser maior
(Imagem: Insomniac Games)

O que importa é que, no final de Marvel’s Spider-Man 2, Peter deixa de ser o Homem-Aranha pois acredita que Miles é bom o suficiente para cuidar de toda a cidade. Existe um argumento contra essa decisão pela forma meio embolada que Miles se desenvolve no segundo jogo, precisando ter um foco muito mais para que uma mudança tão importante não só tenha o impacto necessário como faça sentido.

Miles já havia realizado alguns feitos impressionantes anteriormente, mas ainda parece faltar algo para ele realmente assumir esse papel dentro da história. O jogo empurra isso nos momentos finais da história, e algo que poderia ser um momento realmente legal, vira um simples “Isso aí não vai durar”.

Miles não será o único Homem-Aranha da história

O que nos leva até as cenas pós-créditos do jogo. Enquanto uma gira em torno de Miles e a presença de Cindy Moon na história, algo que pode criar ótimas novas histórias — principalmente coma chegada da heroína Silk —, a outra cena foca em Norman Osborn e Otto Octavius.

Ambos desejam vingança contra o Homem-Aranha, com um deles sabendo exatamente quem ele é. Qual é a chance da paz de Peter Parker durar o suficiente para dois dos maiores vilões dos quadrinhos irem para cima dele e somente Miles continuar como o único Homem-Aranha?

A gente sabe que o Peter vai voltar a ser Homem-Aranha (Imagem: Insomniac Games)
A gente sabe que o Peter vai voltar a ser Homem-Aranha (Imagem: Insomniac Games)

Existe um problema aqui. Se Peter realmente continuar aposentado, algo que é muito difícil de acreditar, ele logo se tornaria um alvo. Ele ainda tem poderes, então, lutaria contra os vilões.

Por mais que Miles seja forte, caso seja atacado pela combinação de Duende Verde e Doutor Octopus, a chance de ele tomar uma surra absurda é grande, o que faria o Peter voltar a vestir o uniforme do Homem-Aranha.
Então, toda a possível jornada de crescimento, que não vimos muito bem em Marvel’s Spider-Man 2, seria anulada pelo simples fato que Miles não conseguiria lidar sozinho com o Duende Verde e o Doutor Octopus. Novamente, a ideia de que ele é um “Homem-Aranha lite” voltaria na mente de muita gente, o que seria injusto com o personagem.}

Talvez, se essa passada de bastão para Miles acontecesse apenas no próximo game, após o combate com esses vilões, as coisas fizessem mais sentido. Do jeito que foi feito, existe uma chance enorme de tudo ser anulado porque, no fim das contas, todos querem ver Peter Parker como Homem-Aranha lutando contra o Duende Verde.

Uma lista mais enxuta de vilões

Há ainda um terceiro ponto de Marvel’s Spider-Man 2 que pode gerar implicações em sua sequência: os vilões. Já falamos no Duende Verde e no Doutor Octopus, mas a verdade é que a quantidade de personagens restantes já não é muito vasta. Até porque, no jogo de PlayStation 5, Kraven simplesmente matou boa parte dos inimigos do Aranha em sua caçada insana.

Escorpião foi de saudade eternas nas mãos de Kraven (Imagem: Captura de tela/Canaltech/Durval Ramos)
Escorpião foi de saudade eternas nas mãos de Kraven (Imagem: Captura de tela/Canaltech/Durval Ramos)

Shocker, Electro, Escorpião e o Abutre foram assassinados pelo caçador e não vão retornar no terceiro capítulo. Tudo bem que eles são os inimigos do primeiro game, mas eles ainda poderiam voltar no terceiro jogo como adversários menores, talvez peões no plano de Norman Osborn e Otto Octavius. Contudo, com o desfecho dado a eles, esqueça.

Uma das missões secundárias de Spider-Man 2 introduz aquele que vai se tornar o Carnificina, mas vamos combinar que mais um simbionte é algo que vai soar repetitivo depois de toda a saga de Venom por aqui. Em compensação, o Camaleão pode gerar boas tramas se bem aproveitado.

Isso ainda pode ser resolvido antes da sequência

A Insomniac tem uma chance de pelo menos preparar o terreno para o próximo jogo de um jeito que esse problema não seja completamente resolvido, mas que pelo menos deixe de ser tão grande.

Apesar de ainda não ter anunciado nada, existe uma expectativa de que Marvel’s Spider-Man 2 tenha DLCs como o primeiro jogo teve, expandindo a sua história. Considerando o final do game, eles seriam focados em Miles, o que ajudaria nessa transição para um papel de maior importância dentro desse universo.

AMIZADE! (Imagem: Captura de Tela/Canaltech/Durval Ramos)
AMIZADE! (Imagem: Captura de Tela/Canaltech/Durval Ramos)

Claro que isso tudo é uma reclamação que a Insomniac deve ter planos para mostrar que estou apenas falando bobagem, mas enquanto nada é realmente feito, fica uma certa desconfiança sobre o futuro da trilogia. Porque óbvio que isso vai se tornar uma trilogia.

Por enquanto, todo mundo pode se divertir como pode com Marvel’s Spider-Man 2, já disponível para PS5.

Por André Mello | Editado por Durval Ramos | Canaltech

Compartilhar matéria no
Marvel’s Spider-Man 2 cria um enorme problema para sua sequência
Foto: Divulgação