Filmes sobre figuras históricas existem aos montes, mas alguns tentam algo novo para conseguir explorar um pouco mais o seu impacto na vida de milhares de pessoas. É o caso de O Conde, novo filme do diretor Pablo Larraín (Spencer), que aborda a vida do ditador chileno Augusto Pinochet com a ideia de que general seria, na verdade, um vampiro com mais de 250 anos. Curioso, para dizer o mínimo.

Segundo o diretor, a ideia por trás do filme seria mostrar como a figura de Pinochet continua aparecendo ao longo dos anos, na imaginação ou nos pesadelos do povo chileno. Vampiros não morrem ou desparecem, assim como os crimes de um ditador que nunca foi levado à justiça.]

E o filme chega em uma data bastante propícia. O último dia 11 de setembro de 2023 marcou o aniversário de 50 anos do golpe de Estado que derrubou o governo de Salvador Allende, em 1973, e que levou Pinochet ao poder. O ditador ficou na cadeira de presidente até 1990, quando deixou o governo — embora tenha continuado como uma figura de influência no Chile. E, durante todo esse tempo, seu regime foi marcado por muita violência, perseguição a opositores e escândalos de corrupção, o que justifica a imagem nefasta que os cidadãos chilenos têm do agora “conde”.

Qual é a história de O Conde?

Filmado em preto e branco no Chile, O Conde é uma mistura de terror e comédia que conta a história do ditador Augusto Pinochet, vindo de uma família francesa, e que vive há mais de 250 anos. É revelado que Pinochet é um vampiro, escolhendo viver tomando sangue de jovens para continuar no poder.

Essa sede por poder acaba o afastando do Chile, onde ele dominou o país em uma onda de violência e terror por quase 17 anos. Para proteger sua família após a queda de sua ditadura, Pinochet finge sua morte e segue sua existência em uma mansão isolada.

O Conde coloca novamente o ditador chileno como um monstro, mas agora sobrenatural (Imagem: Reprodução/Netflix)
O Conde coloca novamente o ditador chileno como um monstro, mas agora sobrenatural (Imagem: Reprodução/Netflix)

Quando a residência é invadida e o ex-ditador é escorraçado, ele percebe ter perdido o respeito que tinha, decidindo que acabará com a própria vida. Com a ajuda de uma contadora, ele resolve tentar dividir a fortuna adquirida nos seus anos de terror, mas surpresas mudam completamente a sua situação.

Qual é o elenco de O Conde?

O diretor Pablo Larraín, também responsável pelo filme Jackie, reuniu um elenco latino de renome para O Conde. No papel principal, foi escalado o ator Jaime Vadell, um dos mais conhecidos atores chilenos em atividade no país.

Jaime Vadell interpreta o ditador Pinochet em O Conde (Imagem: Reprodução/Netflix)
Jaime Vadell interpreta o ditador Pinochet em O Conde (Imagem: Reprodução/Netflix)

Além dele, estão no filme Gloria Münchmeyer (42 Dias de Escuridão), Paula Luchsinger (Ema) e Alfredo Castro (The Settlers). O elenco completo é o seguinte:

  • Jaime Vadell como Pinochet
  • Gloria Münchmeyer como Lucia
  • Alfredo Castro como Fyodor Krassnoff
  • Paula Luchsinger como Carmencita
  • Diego Muñoz como Manuel
  • Antonia Zegers como Jacinta
  • Catalina Guerra como Luciana
  • Amparo Noguera como Mercedes

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quando O Conde estreia?

O Conde teve a sua estreia no dia 31 de agosto, durante o Festival Internacional de Cinema de Veneza, chegando a alguns cinemas da Argentina e Chile no dia 7 de setembro. No resto do mundo, o filme estreará exclusivamente na Netflix, no dia 15 de setembro.

Compartilhar matéria no
O Conde | Conheça o bizarro terror satírico com ditador chileno
Foto: Netflix