Por Diandra Guedes | Editado por Jones Oliveira
Os preparativos para o Oscar 2024 já começaram e o documentário do diretor Kleber Mendonça Filho, Retratos Fantasmas, foi o escolhido para disputar uma vaga na maior premiação da Sétima Arte no ano que vem. O longa tem o Centro de Recife como personagem principal e conta como as salas de cinemas da cidade serviram como espaço de convívio para a população no século 20. Em nota, a Academia Brasileira de Cinema comentou a decisão.
“Foi uma reunião democrática, representativa em uma comissão ampla. A diversidade e qualidade dos filmes nos levou a três horas de debate até chegarmos ao título escolhido”
Vale lembrar que Retratos Fantasmas fez sua estreia mundial no Festival de Cannes de 2023 e também participou do 51º Festival de Cinema de Gramado e do Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff), agradando os especialistas e cravando 100% de aprovação da crítica especializada no site Rotten Tomatoes, um resultado impressionante.
Além dele, outros títulos também estavam cotados para a disputa. A seleção ocorreu em duas etapas: primeiro foram selecionado 28 filmes, e depois a Academia reduziu a lista para seis, ficando com Estranho Caminho, Noites Alienígenas, Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha, Pedágio, Urubus e o filme vencedor.
Mais um acerto de Kleber Mendonça
Conhecido por dirigir sucessos como O Som Ao Redor, Aquarius e Bacurau, Kleber Mendonça Filho se firmou como um dos diretores mais respeitados do Brasil, e agora acerta novamente ao emplacar um longa na lista daquelas produções que podem chegar ao Oscar.
Pode-se dizer que seu sucesso está em trabalhar temas pouco explorados, com sabedoria e qualidade. Agora, resta saber se Retratos Fantasmas terá realmente alguma chance de chegar ao tapete vermelho. Lembrando que a premiação acontece no dia 10 de março de 2024.