A 2ª edição do Nike Elite NBB Camp foi um sucesso absoluto. Nesta sexta (21), o camp organizado pela Nike e a Liga Nacional de Basquete teve seu encerramento com jogos de altíssimo nível entre os 25 principais prospectos da categoria Sub-17 do basquete brasileiro, que passaram por uma semana treinamentos e palestras.
O evento aconteceu na sede do Sport Club Corinthians Paulista, em São Paulo (SP). Ao todo foram cinco dias de aprendizado e experiências para os garotos, isso sob o comando do técnico argentino Ricardo Bojanich. O treinador foi o responsável por coordenar os trabalhos específicos de cada atleta por posição, além dos exercícios gerais realizados durante o período do evento.
RELATÓRIO / Agora, Bojanich fará um relatório específico de cada atleta que participou do Camp, com pontos positivos e outros a melhorar. Porém, o treinador já adiantou que a evolução dos jogadores em comparação ao primeiro dia de treinamentos foi algo significativo, exaltando o crescimento dos meninos.
“Queria destacar a evolução, eles evoluíram muito. Sobretudo na parte cognitiva, melhoraram a compressão. No primeiro dia foi muito difícil de trocar rápido na defesa, a compreensão, mas nas ações determinadas no jogo, vimos que os jogadores conseguiram reagir rápido e fazer positivamente com as nossas regras no último dia”, disse o treinador. Com a finalização da semana e a evolução de todos os meninos, o Camp foi um sucesso e o objetivo da parceria entre Nike e LNB foi concretizado. Para Diego Garcia, Gerente de Marketing Esportivo da Nike, o foco da empresa é exatamente esse: auxiliar no desenvolvimento do esporte.
“A Nike tem uma responsabilidade muito grande com o esporte. Obviamente somos uma marca e temos o nosso lado comercial, mas o nosso grande foco é realmente fomentar o esporte. Quando temos uma plataforma como a LNB que proporciona essa experiência para os garotos, aliando o conhecimento e conteúdo do basquete internacional e o aplicando no Brasil, posso dizer que o nosso objetivo é alcançado”, disse Diego Garcia.
Ao contrário da primeira edição do Camp, que foi em 2017 e teve apenas dois dias de duração, o tempo de trabalho com os garotos foi maior e se estendeu de segunda (17/02) até sexta-feira (21/02), com o encerramento oficial do evento.
TREINAMENTOS / Durante esse período os jogadores executaram diversos treinos específicos e aperfeiçoaram suas habilidades de acordo com posições e características dentro de quadra. Fora dela, os atletas passaram por uma série de testes físicos, como saltos e exercícios de reflexos comandados por Esteban Astroven, preparador físico do Paulistano.
Um desses exemplos é o armador Vinicius Vicenti, de 17 anos, que atua no Paulistano. O jogador, que é um dos destaques da geração 2003, exaltou os trabalhos realizados durante os cinco dias de evento e agradeceu à Nike e à LNB. “Tiro como maior lição os detalhes.
O basquete é um jogo de detalhes e o nosso coach argentino conseguiu mostrar muitos deles. Penso que tanto eu quanto os outros 24 atletas ficaram maravilhados com a estrutura que tivemos e com os treinos intensos, que nos ensinaram muito a cada dia. Só temos a agradecer, muito obrigado”, afirmou.