Representantes de 15 associações comerciais da região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo estiveram reunidos na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília, na última terça-feira, dia 26, para um período de discussão e capacitação sobre gestão administrativa. O presidente da associação comercial mariliense, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, disse que a proposta foi de oferecer conhecimento e informação sobre algumas questões administrativas e de serviços. “Precisamos compartilhar mais as nossas experiências de sucesso”, disse o dirigente. “A ideia é dividir para somar”, falou ao explicar o pensamento de dividir conhecimento para aumentar as oportunidades. “Quando trocamos ideias sobre questões em comum, todos ganham”, disse ao recepcionar presidentes, diretores administrativos e superintendentes de associações comerciais da região.

Durante aproximadamente quatro horas, em sistema de rodízio, os temas e convidados foram se alternando em assuntos administrativos e sobre produtos e serviços, com especialistas. “Convidamos pessoal da área para falar sobre assuntos pertinentes às associações comerciais do ponto de vista administrativo”, ressaltou Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao convidar, por exemplo, Marcelo Nunes, dirigente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), para “conversar”, sobre o relacionamento entre as associações comerciais do interior e a diretoria executiva da federação. “É de fundamental importância que o pessoal esteja mais próximo da Facesp, afinal, somos uma só instituição com os mesmos princípios, objetivos e ação”, disse o representante da diretoria federativa ao citar questões importantes para o conhecimento dos dirigentes de associações comerciais de pequeno e médio portes. “É preciso que caminhemos na mesma direção e de preferência juntos”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge, o anfitrião do evento.

Representantes de alguns produtos utilizados pelas associações comerciais como: Eba Benefícios, Certificado Digital, Ambiente de Inovação e Facim Multibenefícios, também foram temas apresentados para que as associações comerciais tenham conhecimento sobre os programas a serem oferecidos aos associados e a comunidade onde estão localizadas, independentemente do tamanho do município. A Tray Tecnologia, Totvs Oeste Paulista e Policlínica Uniacim, foram outros expositores que apresentaram oportunidades que podem ser desenvolvidas em qualquer associação comercial da região. “Além disso, tivemos a oportunidade de mostrar e conversar sobre o Programa de Fortalecimento das associações comerciais (Pfor) através do agente Rodrigo Baldinati”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao dividir a programação entre assuntos administrativos e sobre produtos e serviços para as associações comerciais.

Estiveram presentes representantes de associações comerciais de cidade como: Marília, Pompeia, Tupã, Bastos, Assis, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Paraguaçu Paulista, Garça, Tarumã, Maracai e Cândido Mota. “Além de discutirmos questões em comum, ainda tivemos a oportunidade de conhecer as instalações da Tray Tecnologia em E-Commerce”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que pretende promover encontros semelhantes na próxima temporada com mais frequência. “É preciso fazer com que a Federação esteja mais próxima das associações comerciais e os gestores conhecerem melhor os programas que são oferecidos”, disse o anfitrião do dia que visitou cada associação comercial do centro-oeste paulista e convidou pessoalmente cada instituição para estar presente. “O nome Associação Comercial é muito forte e precisamos fortalece-lo da melhor maneira possível, com serviços necessários e programas atrativos”, disse o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília.  

Encontro com representantes de associações comerciais da região aconteceu na sede da instituição de Marília

Compartilhar matéria no
Capacitação Sobre Gestão Administrativa: 15 Associações comerciais da região se reúnem em Marília