Desde 2009, a Unimed Marília, em parceria com o Ateliê Márciah Abreu, desenvolve um projeto inclusivo que promove o aprendizado e o desenvolvimento de pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Com cerca de 10 participantes, o curso oferece aulas de artesanato que englobam técnicas diversificadas, como mosaico, cerâmica, madeira e vidro, explorando diferentes texturas e materiais que estimulam a sensibilidade e as habilidades motoras dos alunos.
Mais do que uma atividade artística, o projeto se destaca pelo uso da arteterapia como ferramenta para auxiliar no combate à depressão e ansiedade, promovendo a expressão emocional e a autoestima dos participantes. A técnica do mosaico, por exemplo, se mostra terapêutica e sensorial, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e nas habilidades manuais.
Além disso, o projeto busca proporcionar autonomia financeira aos alunos, que têm a oportunidade de comercializar suas criações e complementar sua renda mensal. Todas as peças produzidas pelos alunos estão disponíveis para compra no próprio ateliê, e quem desejar também pode encomendar itens personalizados, feitos sob medida.
O Ateliê Márciah Abreu está localizado na Avenida Guaianazes, 90, sala 5, e você pode acompanhar o trabalho nas redes sociais pelo Instagram
@mosaicosmarciahabreu.
A Unimed Marília, ao lado do Ateliê Márciah Abreu, reafirma seu compromisso com a inclusão social e o bem-estar da comunidade. Essa parceria mostra como a arte pode ser uma poderosa aliada para a transformação e criação de novas oportunidades na vida de pessoas com deficiência visual.