Chef Júlia Brunetto- Divulgação

Você sabe o que é entremets? De acordo com a Chef Júlia Brunetto, entremet é um doce francês, feito com diversas texturas, normalmente cremosas e em volta uma glaçagem que pode ser espelhada ou texturada. Não é uma sobremesa muito comum no Brasil, mas a Júlia trouxe para o cardápio da confeitaria L’a Juo e é sucesso puro entre os clientes.

“Não tem nada que se compare a experiência de comer uma entremet”, elogia a Chef. Para ela, o melhor da sobremesa é a explosão de sabores e das texturas na boca. “É um doce mega cremoso, totalmente versátil porque conseguimos alterar os sabores, é extremamente elegante com sua finalização”, explica. Atualmente a L’a Juo conta com cinco sabores diferentes no cardápio.

Sendo eles: L’a Mada, de coco com damasco; L’a Kelly, chocolate com maracujá; L’a Rafa, 5 tipos de chocolate; L’a Ana Lu, matcha com frutas vermelhas e queijo e L’a Brasil, abacaxi, banana e louro. “Temos um menu sazonal, gosto bastante de ir alterando de acordo com minhas criações e épocas do ano”, diz a confeiteira. Inclusive, os entremets são os doces mais vendidos da L’a Juo. “Conseguimos transformar sua raridade em curiosidade para que eles provem/experimentem”, conta.

Mas o que faz o entremet ser tão raro? De acordo com Júlia são duas coisas: “A primeira é a falta de conhecimento sobre o doce, apenas pessoas que estão nessa área de confeitaria moderna conhecem. Além disso, a falta de conhecimento da parte profissional, pelo fato da parte mais difícil produção desse doce. Ainda não se tem muito conteúdo sobre isso aqui no Brasil, são poucas as confeitarias que tem, mas esse ano de 2022 começou a se falar mais dessa joia”, explica. 

A produção dos entremets, citada por Júlia, conta com algumas etapas. A primeira delas é a padronização das camadas. “Que podem ser infinitas, mas eu gosto de trabalhar com até 6”, acrescenta. E na parte da finalização tem a glaçagem, que, por sua vez, é o primordial, já que é o que fica amostra, precisa estar perfeita, brilhante e lisa. “O doce como é ultracongelado, necessita estar congelado e na hora de glaçar tem todo um preparo de temperatura, textura e ausência de bolhas para que fique bonita”, finaliza a Chef.

Compartilhar matéria no
Chef Júlia Brunetto fala sobre a raridade dos entremets no Brasil