(Foto: Shutterstock)

Qual é o melhor pão para quem deseja emagrecer? Na busca por opções mais saudáveis e compatíveis com objetivos de perda de peso, a escolha do pão pode se tornar um desafio entre as pessoas que não abrem mão deste alimento no cardápio.

Entre as diversas variedades consumidas pelos brasileiros, como o pão francês, o pão de queijo e o pão integral, o pão de fermentação natural surge como um forte candidato nessa disputa. Será que é uma boa aposta?

Conheça as características nutricionais e os impactos metabólicos de diferentes tipos de pão e descubra a melhor escolha estratégica que pode influenciar não apenas a dieta, mas também na saúde geral.

Pão francês, pão de queijo ou integral para a dieta?
Muita gente costuma condená-lo ao vilão das dietas de emagrecimento, mas saiba que existe um tipo de pão que até pode ajudar no emagrecimento. E não se trata do pão low carb, nem do pão integral.

O nutricionista Thiago Sampaio (@thiagosampaionutricao) explica sobre as opções mais buscadas e fala sobre a composição nutricional de cada um deles para uma melhor compreensão dos efeitos na dieta.

Pão francês: é feito basicamente com farinha de trigo, água, sal e fermento. A unidade de 60 gramas tem cerca de 30 a 40 gramas de carboidratos. “Carboidratos de alto índice glicêmico, ou seja, ele aumenta a insulina e a glicemia rapidamente. E ainda tem glúten na composição, que é prejudicial para muita gente”, afirma o especialista.
Pão de queijo: não tem glúten porque é feito com polvilho. Tem menos carboidratos. A quantidade de 60 gramas tem, em média, de 20 a 25 gramas de carboidratos. “Só que o pão de queijo tem óleo na composição, ele tem mais gordura. E o índice glicêmico do polvilho é alto”, destaca.
Pão integral: muita gente acredita que essa é a opção mais saudável de todas. Em 60 gramas, são de 20 a 30 gramas de carboidratos. “Só que acontece que muitas marcas adicionam mais glúten na composição e às vezes o pão integral pode ser a pior opção de todas”, aponta o nutricionista.
Essa é a melhor opção de pão para perder peso, afirma nutricionista
Mas tem um tipo de pão que se salva a dieta, segundo o especialista: o pão de fermentação natural. E por quê? Conforme ele explica, o pão é feito basicamente com farinha de trigo, água, sal e um fermento natural.

“Só que, nesse caso, a fermentação ocorre lentamente, esse processo pode levar várias horas ou até dias. Isso faz com que as bactérias do fermento atuem por mais tempo sobre o amido que está presente ali na farinha de trigo, fazendo com que ele reduza o índice glicêmico”, explica.

Outro fato relevante é que essa fermentação mais prolongada modifica a estrutura do glúten, tornando-o mais fácil de ser digerido.

“Mas se você pegar 60 gramas desse pão, também vai ter em média uns 30 gramas de carboidratos, e ele continua sendo um alimento pobre nutricionalmente. Ele pode ajudar no emagrecimento porque, se você o incluir de forma estratégica na dieta, ele não vai causar impacto negativo como as outras opções”, acrescenta.

O conselho final de Thiago Sampaio é que um alimento ideal para qualquer tipo de dieta é um alimento rico nutricionalmente.

Fonte: Tudo Gostoso

Compartilhar matéria no
Nem integral, nem Low carb: esse é o melhor pão para quem está tentando reduzir o peso