A Primavera começa na próxima quinta-feira, 22 de setembro. Conhecida como “a estação das flores”, ela também é propícia para alimentos com alto valor nutritivo. A prática de consumir alimentos típicos da estação é uma ótima forma de manter uma alimentação equilibrada e balanceada, além de diminuir os custos com as compras, já que os produtos em abundância tendem a ter um preço mais baixo, e, de quebra, ainda consumir frutas, legumes e verduras mais frescas.
“A oferta desses alimentos pode mudar em cada região, conforme o clima também, mas em geral, no Nordeste frutas como banana, abacaxi, acerola, jaca e maracujá são facilmente encontradas nessa época. As frutas devem fazer parte de quem busca ter uma boa alimentação, sendo aconselhado o consumo de pelo menos duas a três porções por dia”, assinala a nutricionista Ariana Amaral, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).
De acordo com ela, o cará, abobrinha, berinjela, beterraba e batata-doce, alimentos típicos da Primavera, são excelentes opções de legumes para serem utilizadas em preparações de almoço, jantar e ceia durante esta época do ano. “As verduras também podem ser consumidas cruas ou cozidas, na preparação de tortas, caldos, sopas, saladas e sucos verdes para aumentar o aporte de nutrientes e auxiliar em uma alimentação saudável”, ressalta.
Ariana sugere três combinações com ingredientes típicos da Primavera que, além de saudáveis, prometem agradar o paladar. A primeira é um suco feito com maracujá e morango. Já o segundo suco é feito com água de coco ou polpa de coco com kiwi. A terceira é uma salada misturando folhas verdes escuras, kiwi, batata-doce em chips e abóbora cozida.
A professora destaca que todas essas opções de frutas, legumes e verduras disponíveis com mais facilidade nesta época do ano podem fazer parte de preparações menos onerosas, mais leves e nutritivas. No entanto, ela alerta para uma maior moderação e cuidado no preparo e no consumo destes alimentos: “Algumas opções, apesar de saudáveis, devem ser consumidas com moderação por aqueles que estão tentando controlar o peso. É o caso do inhame, do cará e da batata-doce, que são ricos em carboidratos”, destacou.
Asscom | Unit Alagoas