Um dos fatores de risco da Covid-19, a obesidade cresceu 72% no Brasil entre 2006 e 2019. De acordo com o Vigitel, do sistema de Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis do Ministério da Saúde, a porcentagem de brasileiros obesos passou de 11,8%, no início do período, para 20,9% no ano passado.
Ou seja, dois a cada dez brasileiros hoje sofrem com esse problema. Estufamento, fadiga, inchaço e uma dieta repleta de delícias hipercalóricas. Muita gente se identifica com pelo menos um desses sintomas ou hábitos, que só aumentaram durante o período de isolamento na pandemia.
“Esses são os efeitos do excesso em açúcares refinados, gorduras saturadas e hidrogenadas, alimentos industrializados e bebidas alcoólicas, que nos intoxicam e inflamam o nosso organismo”, afirma Gabriela Camargo, endocrinologista e nutróloga da Clínica Leger.
Para combater este quadro, a médica indica a ingestão de alimentos eficientes. “Os chamados ingredientes detox, são antioxidantes, ou seja, eliminam, limpam e detoxificam nosso organismo favorecendo a perda de peso e ajudando no retardo do envelhecimento celular. É preciso ficar longe de produtos repletos de sal, açúcar e farinhas brancas e incluir na lista de compras frutas, verduras, hortaliças fibras, carboidratos integrais, carnes magras e ovos”, completa.
A seguir, Gabriela Camargo dá a receita de um suco detox que ajuda no combate à obesidade e o melhor, de forma saudável e saborosa.
Detox de maçã, limão, gengibre e couve
Ingredientes (rendimento copo 300ml):
Suco de ½ limão
Raspas de gengibre a gosto
1 folha de couve pequena
1 maçã

Modo de preparo
Bata a maçã sem as sementes no liquidificador, com o suco de limão a folha de couve. Acrescente um pouco de água até a mistura ficar homogênea. Sirva com raspas de gengibre a gosto. Elas garantem um frescor à bebida.

OUTRAS RECEITAS ESPECIAIS

Em um curto espaço de tempo a capacidade de acumular gordura não é tão expressiva quanto a retenção de líquido após um ou dois dias de excessos na alimentação. E logo vêm os incômodos: inchaço, sonolência, dores de cabeça, desconforto gástrico.
A nutricionista Renata Branco traz dicas de detox caseiro para aliviar esses problemas:

Em Primeira opção:
5 folhas de ora pro nobis ou couve orgânica
1/2 maçã
1 limão espremido
Salsão 1 col sopa cheia
2 cubos de gelo de água de coco
1 col sobremesa rasa de semente de chia
Gengibre 1 col de café rasa
150 ml de água
Bater tudo no liquidificador
5 folhas de ora pro nobis

Segunda opção:
Morangos congelado 10 und
Gengibre 1 lasca
Chá de hibisco ( ferver 200 ml de agua, acrescentar 1 col sopa de flores de hibisco seca e deixar em infusão por 10 min)
Bater tudo no liquidificador

Uma outra boa dica é o chá verde com canela, gengibre e cardamomo para tomar ao longo do dia. Esse chá é rico em cafeína, fitoquímicos, vitaminas e minerais que aceleram o metabolismo, combate a retenção de líquidos, saúde do coração, ajuda a baixar o colesterol, melhora a imunidade. É rico em theanina que tem efeito tranquilizante afastando os sintomas de depressão.

Receita:
Chá verde 2 col sopa
1 col sopa da mistura , canela em pau, cardamomo e gengibre desidratado
2 limões cortados em rodelas.
Ferver 1 litro de água.

Acrescentar os ingredientes na água fervida e deixar em infusão por 10 min junto com as rodelas de limão. Retirar a erva e prontinho para beber.

Compartilhar matéria no
Quatro receitas para desintoxicar o corpo e a alma