A 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Marília, promovida e organizada pela Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, reuniu aproximadamente 200 participantes na plenária realizada no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista), na manhã desta sexta-feira, dia 28 de julho de 2023.

O debate público foi proposto com o apoio da Unesp e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea). A conferência contou com a presença de diversas autoridades da administração municipal, incluindo o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Damasceno e a secretária de Direitos Humanos Wania Lombardi, bem como o presidente da Câmara, Eduardo Nascimento. 
Com o lema ‘Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade’, a conferência debateu três eixos temáticos: Eixo 1 ‘Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional’; Eixo 2 ‘Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada’ e Eixo 3 ‘Democracia e Participação Social’.

“A conferência é um grande avanço, principalmente em contribuir para a discussão e a melhoria da qualidade da alimentação da população, principalmente das parcelas mais vulneráveis”, argumentou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, Delegado Damasceno.

Os participantes assistiram a uma palestra sobre “Erradicação da fome com garantia de direitos, comida de verdade, democracia e equidade”, ministrada pela Dra. Maria Rita Marques de Oliveira), acompanharam um ciclo de debates, elegeram delegados e propostas para representar Marília na conferência estadual.

Foto Mauro Abreu

Compartilhar matéria no
1ª Conferência de Segurança Alimentar define as diretrizes municipais durante plenária na Unesp com 200 participantes
Foto Mauro Abreu