Existem diversas estratégias a ser utilizadas para que um negócio vá bem e se destaque. Uma das ações que os estabelecimentos de alimentação também podem adotar é o de elaborar um planejamento que os auxilie a fazer das datas comemorativas um momento de mais lucratividade. Para isso, basta criar o chamado calendário de promoções. Nele, deve constar as principais estratégias que serão utilizadas pelo comércio a fim de atender à grande demanda que surge nesse período. Esse agendão pode auxiliar também no cumprimento de metas e na projeção de ações futuras. Um exemplo é saber o tempo de duração de cada ação promocional e a criação de novas.

Para ajudar a montar esse planejamento, a Sodexo Insights, plataforma de pesquisas, estudos e análises relevantes no mercado e para o mercado da Sodexo Benefícios e Incentivos, preparou uma série de dicas que explicam como aplicar essa técnica e, consequentemente, aumentar o número de vendas de bares e restaurantes.

“Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e o Ano Novo são exemplos de datas comemorativas que costumam estimular o público a consumir mais, tendo efeito bastante positivo para o varejo, inclusive de alimentação, especialmente por se tratar de momentos do ano muito celebrados em família. Por isso, elaborar um calendário de promoções ajuda o estabelecimento a atingir de maneira eficiente o seu público-alvo, atraindo o maior número de clientes, novos ou recorrentes. Isso ajuda a antecipar tendências de vendas e potencializar os resultados financeiros do negócio”, afirma Antonio Alberto Aguiar, o Tombé, diretor executivo de estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Confira a seguir as dicas:

  1. Planeje a atuação: na etapa de planejamento, você deve identificar seu público-alvo. Isso é fundamental para definir como será a ação em si e o processo de divulgação: qual estratégia será adotada, período de duração, entre outros pontos importantes. Além disso, construa o objetivo da campanha: aumentar as vendas? Ser reconhecido na região de atuação? Atrair clientes que ainda não conhecem a casa? Essas definições ajudarão a guiar todo o restante da sua estratégia.
  2. Estabeleça um prazo para sua ação promocional: deixe bem claro para seu consumidor que a promoção é válida apenas por tempo limitado. Crie uma situação em que seu público perceba que deixará de ganhar uma vantagem se não consumir seu produto dentro do prazo estimado.
  3. Crie um super evento: ficou satisfeito com o resultado de apenas um dia de celebração? Por que não estender para um período maior de eventos? Algumas datas comemorativas são tão especiais que podem sim ganhar uma super semana cheia de promoções e festividades. Transforme o Dia das Mães em uma semana especial e ofereça pratos com diferentes descontos a cada dia, por exemplo.
  4. Escolha o tipo de promoção: existem diversos tipos de promoções que podem estimular as vendas no estabelecimento, desde competições e sorteios até descontos por tempo limitado, passando por demonstração grátis de produtos e cupons de primeira compra ou bonificações por recompra frequente. Portanto, cabe à gestão elaborar o planejamento e propor promoções que não apenas atraiam o consumidor, mas que também favoreçam o mix de produtos e o segmento no qual atua o empreendedor.
  5. Tenha coerência com a promoção: é bem pouco atrativo oferecer um refrigerante nas compras acima de R$ 200, não é mesmo? Lembre-se de que uma promoção bem aceita pelo público contribui para os resultados de vendas do negócio. Contudo, ainda na etapa de planejamento, é necessário avaliar o orçamento, pois o caixa do estabelecimento não pode ser afetado pelas ações.
  6. Pense na divulgação da ação promocional: elabore um planejamento considerando as seguintes questões: Quando iniciar a divulgação? Em quais redes sociais vou mostrar essa novidade para meu público? Ter tudo isso previamente definido colabora para uma análise mais efetiva ao final da campanha, de modo a entender o que deu certo e o que precisa ser aperfeiçoado. Conte ainda com uma lista de contatos dos seus clientes, autorizada previamente para comunicação, e realize envios de mensagens para os consumidores que já se interessam pelo estabelecimento.

Para acessar o conteúdo na íntegra, clique aqui.

SOBRE A SODEXO BENEFÍCIOS E INCENTIVOS

É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

A Sodexo oferece as melhores soluções para transporte, alimentação, reconhecimento e campanhas de incentivo, com a possibilidade de personalização: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass, Sodexo Multi e Apoio Pass e conta com aceitação em mais de 2.2 milhões de estabelecimentos no Brasil, e uma rede credenciada com mais de 600 mil parceiros em Alimentação e Refeição, a Sodexo tem presença em todo o território nacional.

Informações

Assessoria de imprensa Sodexo Brasil

Tamer Comunicação

Cristina Carvalho – 11 3031-2388 – ramal 219 – 11 982726787

(cristina.carvalho@tamer.com.br)

www.sodexobeneficios.com.br

Victória Ribeiro – 11 3031-2388 – ramal 250

(victoria.ribeiro@tamer.com.br)

www.sodexobeneficios.com.br

Compartilhar matéria no
6 dicas de como usar um calendário de promoções para alavancar a venda de bares e restaurantes
Estratégia foi elaborada pela Sodexo Benefícios e Incentivos e usa como base as datas comemorativas do varejo