Será que o Framboesa de Ouro é confiável em sua avaliação de filmes ruins? Listamos 8 obras injustiçadas pela premiação.

Espécie de “Oscar às avessas”, o Framboesa de Ouro (Raspberry Awards) é uma premiação cinematográfica que destaca as produções consideradas as “piores” do ano. Estabelecido em 1980 como uma espécie de contraponto aos prestigiados prêmios da temporada, esta cerimônia anual indica e premia os filmes mais infames e mal avaliados em diversas categorias, como pior filme, pior diretor, pior atriz, pior ator, entre outras. 

Apesar de seu tom humorístico, é considerado desfavorável receber um prêmio dessa natureza. No entanto, ao longo da história da premiação, vários filmes premiados ou indicados ao Framboesa foram posteriormente reavaliados, alcançando status de culto e sendo percebidos como injustiçados. Play Videohttps://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.617.1_en.html#goog_1195889452

Nesse contexto, compilamos uma lista de oito filmes que já foram indicados ao Framboesa de Ouro, mas que hoje são apreciados.

Framboesa de ouro: filmes indicados injustamente

Fora de Casa! (Freddy Got Fingered, 2001)

Freddy Got Fingered (2001) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Não disponível nos  streamings.

Esta comédia extremamente peculiar e provocadora, dirigida e estrelada pelo comediante Tom Green, foi amplamente mal recebida pela crítica na época de seu lançamento. Tanto é que o filme recebeu sete indicações na 22ª edição do Framboesa e levou cinco prêmios, incluindo pior filme, pior diretor e pior ator para Tom Green. Entretanto, ao longo dos anos, este filme desenvolveu um sólido status cult, com alguns fãs apreciando seu humor bizarro e surrealista. 

No filme, Green vive Gordon, um excêntrico cartunista desempregado na casa dos 30 anos que volta a morar com os pais e o irmão mais novo. Quando seu pai (Rip Torn) exige que ele vá embora, Gordon passa a espalhar falsos boatos de que o velho estaria abusando sexualmente de seu irmão de 25 anos.

Showgirls (1995)

Showgirls (1995) / Credito: MGM/UA Distribution Co. (divulgação)
  • Disponível para assistir gratuitamente no Runtime.

Criticado por seu suposto sensacionalismo, exagero e alto teor sexual, “Showgirls” foi massacrado pela crítica na época de seu lançamento. 

No 16º Framboesa de Ouro, o longa recebeu 13 indicações, das quais ganhou 7, incluindo Pior Filme, Pior Atriz (Elizabeth Berkley) e Pior Diretor (Paul Verhoeven, que recebeu o prêmio pessoalmente). Mais tarde, em 2000, o filme ganhou o prêmio de Pior Filme da Última Década.PUBLICIDADE

Contudo, “Showgirls” é um dos mais famosos casos de filmes mal recebidos que ganharam uma reavaliação ao longo dos anos. Hoje, há uma parcela considerável de críticos e cinéfilos que consideram o filme uma verdadeira obra-prima. 

A trama segue uma jovem (Elizabeth Berkley) que chega a Las Vegas com o sonho de se tornar uma estrela do showbiz. Ela consegue um emprego como dançarina em uma boate e descobre os horrores do mundo do entretenimento.

O Portal do Paraíso (1980)

Heaven’s Gate (1980) / Crédito: United Artists Europa, Trans American Films (divulgação)
  • Disponível para assinantes premium do Amazon Prime Video (MGM Channel).

Este épico dirigido por Michael Cimino é notório por sua recepção crítica negativa e por ter sido um fracasso comercial monumental, resultando no declínio do estúdio United Artists. 

O filme recebeu cinco indicações ao Framboesa de Ouro e conquistou o prêmio de Pior Diretor. Entretanto, ao longo do tempo, o filme passou por uma reavaliação crítica e hoje é considerado injustamente maltratado na época de seu lançamento. 

Com Kris Kristofferson, Christopher Walken, Isabelle Huppert, Jeff Bridges e John Hurt no elenco, a trama acompanha uma disputa entre barões de terra em 1870.

A Bruxa de Blair (1999)

The Blair Witch Project (1999) / Crédito: Summit Entertainment (divulgação)
  • Disponível para assistir gratuitamente no Pluto TV
  • Disponível para assinantes do Mubi.

Por incrível que pareça, o bem-conceituado filme de terror “A Bruxa de Blair“, celebrado por sua pioneira abordagem found footage, recebeu duas indicações no 20º Framboesa de Ouro. O longa foi indicado a Pior Filme e Pior Atriz, no qual Heather acabou levando o prêmio. 

No entanto, o filme se tornou um jovem clássico do gênero terror, influenciado diversos filmes desde seu lançamento.

O filme segue três jovens que realizam um documentário sobre o mito da bruxa de Blair. Eles se perdem em uma floresta e enfrentam eventos perturbadores.

O Iluminado (1980)

The Shining (1980) / Credito: Warner Bros. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

Considerado um clássico do cinema, “O Iluminado” também recebeu indicações ao Framboesa de Ouro. Na primeira edição da premiação, o filme concorreu em duas categorias: Pior Atriz para Shelley Duvall e Pior Diretor para Stanley Kubrick. 

O longa conseguiu sair ileso, mas o simples fato de ter sido indicado soa como heresia ou loucura nos dias de hoje. 

Estrelado por Jack Nicholson, o filme segue um aspirante a escritor com bloqueio criativo que decide aceitar um emprego de zelador em um hotel isolado nas montanhas. Lá, ele enfrenta eventos sobrenaturais bizarros ao lado de sua esposa e filho.

Vestida para Matar (1980)

Dressed to Kill (1980) / Credito: Filmways Pictures (divulgação)
  • Disponível  para alugar e comprar no Amazon Prime Video e Apple TV.

Embora tenha alcançado sucesso de bilheteria e recebido elogios da crítica, “Vestida para Matar” recebeu três indicações na primeira edição do Framboesa de Ouro: Pior Atriz (Nancy Allen), Pior Ator (Michael Caine) e Pior Diretor (Brian De Palma).

Amplamente cultuado atualmente, o filme segue uma misteriosa loira que assassina uma das pacientes de um psiquiatra, passando em seguida a perseguir uma prostituta que testemunhou o homicídio.

Dublê de Corpo (1984)

Body Double (1984) / Credito: Columbia Pictures (divulgação)
  • Disponível  para alugar e comprar no Apple TV.

Mais um filme injustiçado de Brian De Palma indicado ao Framboesa. No entanto, “Dublê de Corpo” foi mal recebido pelo público e pela crítica na época de seu lançamento, o que acabou “justificando” a indicação de De Palma na categoria de Pior Diretor.

Contudo, este filme é atualmente considerado um clássico cult, sendo um dos mais aclamados da prestigiada filmografia do diretor. 

A trama segue um ator desempregado que aceita um trabalho temporário cuidando de um apartamento luxuoso. Lá, ele observa a sensual vizinha dançar através de um telescópio. No entanto, ele acaba testemunhando um assassinato.

Cruising (1980)

Cruising (1980) / Crédito: United Artists (divulgação)
  • Disponível  para alugar e comprar no Amazon Prime Video.

Apesar de ser bastante admirado atualmente, “Cruising” gerou polêmica na época de seu lançamento devido à sua abordagem controversa sobre a cena gay underground em Nova York.

Com isso, o filme recebeu três indicações ao Framboesa de Ouro, nas categorias de Pior Filme, Pior Roteiro e Pior Direção para William Friedkin. 

Estrelado por Al Pacino, o filme retrata um policial de Nova York à paisana que se infiltra na comunidade gay para investigar uma série de assassinatos brutais.

Por Kelvin Leão Nunes da Costa, editado por Bruno Ignacio de Lima

Compartilhar matéria no
8 filmes que já foram indicados ao framboesa de ouro, mas que hoje são apreciados
The Shining (1980) / Credito: Warner Bros. (divulgação)