A Apollo 8 foi a primeira missão tripulada a realizar uma órbita na Lua e a responsável por fazer a imagem do século
Uma investigação nos arquivos da Apollo 8 da NASA, realizada por Roberto Poole, revelou alguns detalhes da primeira missão tripulada que orbitou a Lua. A pesquisa descobriu a origem da imagem do século, a Earthrise (Nascer da Terra, em tradução), e da leitura do Livro do Gênesis feito pelos astronautas no Natal.
- A Apollo 8 foi a primeira missão tripulada a realizar uma órbita na Lua;
- Ela foi lançada no dia 21 de dezembro de 1968 e retornou para a Terra no dia 27 de dezembro, oito meses antes da primeira vez que o homem pisou na Lua;
- A missão foi comandada por Frank Borman, acompanhado de Jim Lovell e Bill Anders.
Depois de chegarem à órbita da Lua, os astronautas realizaram três voltas no satélite sem ver a Terra. No entanto, na quarta, eles tiveram um vislumbre do nosso planeta que rendeu a foto impressionante da Earthrise.
O planejamento da missão orientava que os tripulantes da Apollo 8 tirassem fotos da Terra a partir da Lua, mas que dessem prioridade a fazer capturas da superfície do satélite. Foi enquanto Anders fazia imagens de crateras lunares usando uma câmera de filme preto e branco, que os astronautas observaram pela primeira vez o planeta surgindo atrás da Lua
Anders rapidamente fez uma captura do momento, usando a câmera que já estava em suas mão. Depois disso, ele tirou outra foto usando um filme colorido, a imagem que ficou conhecida como Earthrise.
A foto colorida, tirada às pressas, acabou ficando borrada, mas a imagem em preto e branco, ignorada durante muito tempo, é nítida e perfeita, segundo Poole em artigo da IFLScience. Agora recentemente ela foi colorida por especialistas usando fotos posteriores como referência, fornecendo um vislumbre do que os astronautas viram.
Mensagem de Natal
Um dos outros feitos dos astronautas da Apollo 8 foi a leitura de um trecho do Livro do Gênesis em uma transmissão de rádio feita diretamente da órbita lunar no Natal. O livro está presente na Tora e na Bíblia cristã e seu primeiro capítulo conta a história da criação do mundo por Deus.
A escolha do que seria dito durante a transmissão foi deixada livre pela NASA para os astronautas escolherem, ficando a cargo de Borman esse papel. A mensagem precisava ser especial e apropriada ao momento.
Ela começou com o capitão Anders dizendo “A tripulação da Apollo 8 tem uma mensagem que gostaríamos de enviar a você”. Em seguida ele começou a leitura: “No princípio, Deus criou o céu e a Terra; e a Terra estava sem forma e vazia. Deus disse: ‘Haja luz’, e houve luz.”. O restante da passagem foi feita por Lovell e Borman, que finalizaram a mensagem com “Feliz Natal e que Deus abençoe a todos vocês — todos vocês na boa Terra”.
Apesar da NASA deixar a escolha livre, ela não foi feita sozinha. Em dúvida do que dizer na transmissão, Borman perguntou a um amigo publicitário, Simom Bourgen, que por sua vez passou para o jornalista Joe Laitin, que mencionou com sua esposa Christine.
Ela então consultou o Antigo Testamento e sugeriu que Bourman começasse do princípio. Imediatamente o astronauta percebeu que essa era a mensagem.
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares/Olhar Digital