Início » “A Juventude”

Artigo por João Bono

Um assunto recorrente, por parte das pessoas com mais idade, é o relacionado à juventude : o que pensam, como agem, como estão comportando-se, o que esperar deles, dentre outros …
Pesquisando na internet, encontrei várias assertivas a respeito. Aí vão 5 delas.

1) “O NOSSO mundo atingiu um estado crítico. As CRIANÇAS já NÃO dão ouvidos aos seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe.”

2)”Esta JUVENTUDE está podre no fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. NUNCA serão como a JUVENTUDE de OUTROS TEMPOS. Os de hoje NÃO serão capazes de manter a nossa cultura.”

3) “Não tenho esperança quanto ao FUTURO do nosso país se a JUVENTUDE de HOJE tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, sem comedimento, simplesmente terrível.”

4) “Os jovens de HOJE gostam do luxo. São mal comportados, desprezam a autoridade. NÃO tem respeito pelos mais velhos, se passam o tempo a falar, ao invés de trabalhar. Não se levantam quando um adulto chega. CONTRADIZEM os pais, apresentam-se em sociedade com enfeites estranhos.”

5) “O pai teme seus filhos. O filho acha-se igual ao seu pai e NÃO tem nem RESPEITO, NEM consideração aos seus pais. O que ele quer é ser livre. O professor tem MEDO dos seus alunos. Os alunos cobrem o PROFESSOR de INSULTOS. Os mais novos querem tomar JÁ o lugar dos mais velhos. Os mais velhos, para não parecerem antiquados ou despóticos, consentem nesta demissão. E para coroar tudo, em nome da liberdade e da igualdade : a libertação dos sexos !”
Conversando com várias pessoas conhecidas, com idades entre 40 e 80 anos, percebi que todos identificaram-se no modo de pensar, quando não na totalidade, ao menos parcialmente, com os 5 TEXTOS acima.
O que nenhum deles sabia era quando, em “IDADE CRONOLÓGICA”, estes 5 enunciados foram escritos :

  • o “TEXTO 1” é de um Sacerdote egípcio, em 2.000 a.C., portanto HÁ 4.000 ANOS;
  • o “TEXTO 2” foi extraído de uma inscrição encontrada em uma cerâmica nas ruínas de Babilônia, também por volta de 2.000 a.C.;
  • o “TEXTO 3” é atribuídO ao poeta grego Hesíodo, por volta de 720 a.C., HÁ MAIS DE 2.740 ANOS;
  • o “TEXTO 4” é de Sócrates (470-399 a.C.), HÁ MAIS DE 2.400 ANOS;
  • o “TEXTO 5” é de “A República, “Livro VIII” de Platão (428-348 a.C.), também HÁ UNS 2.400 ANOS.

Sabemos que a cada geração mudanças sociais acontecem. Hábitos, idéias e opiniões mudam, ao menos “teoricamente”, conforme o passar dos tempos. No mesmo sentido, condições sociais, políticas e econômicas também sofrem transformações …
Em meio a esta verdadeira “miscelânea” que acontece com os “humanos”, parece que o “CONFLITO ENTRE GERAÇÕES”, verdadeiramente, NUNCA deixou de existir, mesmo em MILÊNIOS na história da humanidade !

Cabe-nos, agora, refletirmos : e nós, que nascemos no século XX, e que hoje estamos na 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, ou mais décadas de vida, onde enquadramo-nos ?
Olhando para dentro de nós mesmos, como éramos na NOSSA JUVENTUDE ?
Por acaso fomos “diferentes”, “melhores”, “piores” ou “iguais, no “sentido conceitual”, das “OUTRAS JUVENTUDES” que nos antecederam ?
O que aqueles à época “mais VELHOS” pensavam e falavam sobre a gente, quando éramos JOVENS ?

Ainda para nossas meditações : será que a “REAL PERCEPÇÃO DE VIDA”, no seu mais amplo sentido ético e moral, SOMENTE se adquire ao longo de MUITAS dezenas de anos ?
Para terminar, e continuarmos nossos raciocínios, vale lembrar a letra da música “Como Nossos Pais”, composta em 1.976 por Belchior, e consagrada na voz da cantora Elis Regina :

” … Minha dor é perceber
Que apesar de termos feito
Tudo, tudo, tudo, tudo o que fizemos
Ainda somos OS MESMOS
E vivemos
Ainda somos OS MESMOS
E vivemos
Como nossos pais …”
(Belchior)

Será?
Ótima semana !

João Evaristo e famíliaCompartilhar matéria no

Compartilhar matéria no
“A JUVENTUDE”: Confira nesta edição Weekend o tema com nosso articulista João Evaristo. Assista vídeo!