Elon Musk, proprietário da rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), divulgou uma mensagem aconselhando os usuários brasileiros a utilizarem uma VPN (Virtual Private Network) para acessar a plataforma. A postagem foi feita na noite de domingo (7/4), em resposta à possibilidade de a rede social ser suspensa por ordem judicial.

“Para garantir que você ainda possa acessar a plataforma 𝕏, baixe um aplicativo de rede privada virtual (VPN)”, escreveu Musk, ao republicar uma mensagem de outro usuário do X que dizia “Amigos no Brasil, obtenham uma VPN”.

Uma VPN permite o acesso à internet sem revelar o endereço IP (protocolo de internet) do computador ou celular. Portanto, na eventualidade de uma decisão de suspensão da plataforma X, os brasileiros poderiam “alterar” a localização do seu IP e manter o acesso à rede social.

Este recurso é frequentemente utilizado por ativistas de diversas causas para garantir sua segurança, bem como proteger os democratas que lutam contra a censura e ditadura.

Conforme relatado pelo site Metrópoles, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) comunicou às operadoras de telecomunicações sobre a possibilidade de suspensão total do X no Brasil.

Esta é mais uma menção de Musk ao Brasil desde que o bilionário começou a contestar as decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de suspender contas de redes sociais de indivíduos investigados sob acusações mentirosas de disseminar mensagens que incitam ódio, violência e defendem um golpe de estado.

No sábado (6/4), Musk declarou que não acataria as decisões do Supremo Tribunal brasileiro. No domingo, o proprietário do X foi além e criticou diretamente o ministro do STF. Ele alegou que Moraes “traiu descarada e repetidamente a Constituição e a população do Brasil”. 

Compartilhar matéria no
A orientação que Musk fez aos brasileiros após ‘conflito’ com Moraes. Veja vídeo!
Foto Reuters: Mike Blake