No Brasil, Páscoa é sinônimo de chocolate e muita gente já está pensando nos saborosos ovos de chocolate. Porém, há quem pense em resistir às “tentações” por medo de que o alimento ou seus derivados cause ou agrave problemas de pele como a acne, por exemplo.

Mas, será que o chocolate é mesmo um inimigo da pele?

Dra. Viviane Scarpa dermatologista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), explica que não existe nenhum estudo científico que comprove a relação entre chocolate e acne por exemplo. Mas, por se tratar de um alimento com grande concentração de gordura, ele pode ocasionar alguma erupção cutânea. “Sabemos que o açúcar e a gordura consumidos em excesso podem sim influenciar na saúde e beleza e aumentar a oleosidade da pele,” completa a médica que desmistifica alguns mitos e verdades sobre o assunto:


1-Comer chocolate causa acne. MITO.

O que na verdade causa acne é o açúcar e o leite que são adicionados no preparo do chocolate. Sabe-se hoje que alimentos com alto índice glicêmico pode causar aparecimento da acne pois esses alimentos causam hiperinsulinemia, e esta aumenta andrógenos e o IGF1 (fator de crescimento semelhante a insulina), que estão relacionados na fisiopatologia do aparecimento da acne.


2- Chocolate meio amargo causa menos acne. VERDADE.

Chocolates considerados meio amargos são queles que possuem 70% ou mais de cacau na sua composição. A fruta cacau tem poder antioxidante e, portanto, melhora a acne. Este tipo de chocolate tem menos gordura e açúcar se comparado ao chocolate ao leite.


3- O cacau faz bem para saúde. VERDADE

Quanto maior a porcentagem de cacau no chocolate mais efeitos benéficos para a saúde. Entre os benefícios mais conhecidos é o de melhorar o humor, dar uma sensação prazerosa pois aumenta a produção de serotonina pelo nosso corpo.


4-Chocolate branco causa menos espinhas. MITO

O chocolate branco possui em sua composição manteiga de cacau (uma parte gordurosa que é separada durante a preparação da massa de cacau), mais leite e açúcar e, portanto, em paciente com predisposição, causa mais acne se comparado ao chocolate ao leite e ao chocolate meio amargo.

Dra. Viviane Scarpa CRM 118.129-SP | RQE 30.536

  • Médica Formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 2004. Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2009.
  • Pós-Graduação em Nutrologia pela ABRAN em 2017.
  • Curso de Extensão em Tricologia pela Tricomed em 2019.
  • Tem consultório na cidade de São Paulo desde 2010.
Compartilhar matéria no
A Páscoa, o chocolate e a pele, dermatologista desmistifica mitos e verdades