A solidariedade e o compromisso social marcaram mais uma ação do curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar). Acadêmicos do primeiro, segundo e terceiro ano arrecadaram mais de 700 quilos de alimentos, que foram destinados ao Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal, instituição que atende cerca de 150 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo apoio no contraturno escolar.

A iniciativa envolveu diretamente os acadêmicos e destacou a importância da formação acadêmica aliada à cidadania e à responsabilidade social, princípios que fazem parte da missão da Unimar.

O idealizador do projeto e docente do curso de Direito, Prof. Dr. Mansur Junior explicou que a ação já faz parte da cultura do curso e tem ganhado ainda mais força com o envolvimento dos alunos. 

“Iniciamos essa ação no ano passado e, neste ano, os próprios alunos cobraram a continuidade. Muitos que participaram anteriormente queriam repetir a experiência. Entramos em contato novamente com o professor Galdino, que sempre é um grande parceiro, e selecionamos uma instituição que realiza um trabalho muito bonito com crianças e adolescentes e que realmente precisa desse apoio”, conta. 

Ainda segundo o docente, é satisfatório perceber como os alunos se envolveram com a causa, resultando no crescimento da arrecadação. “No ano passado arrecadamos cerca de meia tonelada de alimentos. Neste ano, ultrapassamos os 700 quilos, o que nos deixa muito felizes. Mais do que os números, é gratificante ver os alunos envolvidos, compreendendo na prática o espírito de ação social que a Unimar promove”, complementa. 

Os alimentos arrecadados foram entregues ao Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal, entidade tradicional do município que desenvolve um importante trabalho social junto à comunidade. 

O local atende aproximadamente 150 crianças e adolescentes, oferecendo atividades educativas, culturais e de apoio no contraturno escolar, contribuindo para o desenvolvimento social, educacional e humano dos atendidos e auxiliando as famílias na garantia de direitos e oportunidades.

O vereador e professor do curso de Direito da Unimar, Prof. Dr. Galdino Luiz Ramos Junior, destacou o caráter humano da ação e a integração entre Universidade e comunidade.

 “Como sempre falamos, é gente cuidando de gente. Essa ação nasceu a partir de uma ideia do querido professor Mansur, brilhante professor de Direito Penal da Unimar, que prontamente nos chamou para ajudar nessa destinação dos alimentos. O Direito, como o nosso Reitor costuma dizer, acontece quando os muros da Universidade deixam de existir e alcançam a coletividade”, destaca. 

O Reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, destacou que ações como essa refletem o papel social da universidade e a formação integral dos acadêmicos. 

“A Unimar acredita que a formação acadêmica precisa caminhar junto com valores humanos e sociais. Quando nossos alunos se mobilizam para ajudar a comunidade, eles colocam em prática o verdadeiro sentido do ensino superior, que é produzir conhecimento, formar profissionais e impactar positivamente a sociedade. Essa ação do curso de Direito nos orgulha e reforça o compromisso da universidade com a cidadania”, finaliza.  

Compartilhar matéria no
Acadêmicos de Direito da Unimar do primeiro, segundo e terceiro ano arrecadam mais de 700 quilos de alimentos para o Educandário, entidade que atende diariamente mais de 150 crianças e adolescentes