
Reprodução
Um adolescente está em coma induzido após cair de um penhasco de 36 metros de altura (o equivalente a um prédio de 12 andares) diante do do pai. De acordo com Ryan Wach, seu filho Zane, de 14 anos, sofreu alucinações devido a um mal provocado pela altitude.
Os dois estavam escalando o Monte Whitney, na Serra Nevada (Califórnia, EUA), em 10 de junho, quando o impensável aconteceu, de acordo com o site “SFGate”.
Segundo Ryan, o filho começou a apresentar repentinamente um comportamento estranho e afirmou estar vendo “bonecos de neve e o Sapo Caco (personagem famoso dos Muppets)”. Desnorteado, o adolescente caminhou até a beira do precipício e caiu.
Zane sofreu traumatismo craniano grave com a queda e permanece em coma. Zane também fraturou um tornozelo, um dedo e parte da pélvis.
O incidente ocorreu quando a dupla descia a montanha, mas o pai inicialmente não teve dúvidas sobre a capacidade do filho de encarar a caminhada. No entanto, enquanto pai e filho subiam a montanha, Zane lentamente começou a apresentar sintomas de mal de altitude, contou Ryan.
“Ele está em melhor forma do que eu”, disse Ryan, acrescentando que o filho tem experiência em caminhadas e era um adolescente ativo que competia em corridas de longa distância, natação e triatlos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/z/E/7oLDP0RNaLDD28fOHSLw/blog-zane-3.jpg)
Quando pai e filho deixavam o ponto mais alto da montanha, Zane começou a “ter algumas alucinações”.
“Ele sabia que estava alucinando. Disse que viu coisas como bonecos de neve e o Sapo Caco”, realtou Ryan.
O pai, no entando, afirmou que em determinado momento Zane “parecia consideravelmente melhor”. Cerca de uma hora depois, no entanto, Zane começou a agir de forma estranha novamente e a duvidar da “realidade”.
“Meu palpite é uma combinação de exaustão, privação de sono, provavelmente alguma desidratação e efeitos duradouros do mal da altitude. Mas ele essencialmente começou a duvidar da realidade”, disse o americano.
Durante a descida, Ryan fez Zane parar depois de o adolescente afirmar que os dois “já tinham terminado a caminhada várias vezes”.
“Foi completamente bizarro”, recordou Ryan.
“Ele me disse que não conseguia dizer se estava sonhando ou não e balançava a cabeça, incrédulo, como se dissesse: ‘Isso não é real’. Como se estivesse no filme ‘A Origem’ ou algo assim”, contou o pai.
O estado mental de Zane, que estava piorando, levou um grupo de caminhantes que estava por perto a chamar uma equipe de busca e resgate para levá-lo montanha abaixo. No entanto, as coisas pioraram dramaticamente, disse o pai ao “Independent”:
“Ele estava pior do que antes. Parecia quase sonâmbulo. Começou a arrastar os pés e parou no mesmo instante. Ele não queria continuar.”
O estado psicológico de Ryan também começou a se deteriorar.
“Tive que enxugar as lágrimas. Eu estava com as mãos nos olhos e ele se afastou de novo”, declarou Wach ao “SFGate”. “Desta vez, só ouvi quando ele estava quase na beirada, e quando fui pegá-lo, ele estava a 3 metros de mim. Não consegui pegá-lo e ele caiu”, emendou.
A família de Zane abriu uma página no site de financiamento coletivo GoFundMe para custear as altas depessas médicas de mais de duas semanas de internação.
Fonte: Extra
Fonte: Diário Do Brasil