Foto: Andre Borges / Agência Brasília

O Detran de Goiás (Detran-GO) alertou que consumir panetone pode resultar em um teste do bafômetro positivo, mas esclareceu que o efeito é temporário. O órgão enfatizou que o álcool presente no alimento não é absorvido pelo corpo, permanecendo apenas na boca. Após dois minutos, o álcool não é mais detectado no etilômetro.

A campanha divulgada nas redes sociais orienta motoristas a evitarem o consumo de álcool ao dirigir, com a mensagem: “O panetone está liberado, mas se beber não dirija”.

Em um vídeo divulgado pelo Detran, uma apresentadora come o panetone ao lado do presidente do Detran, Delegado Waldir, e realiza o teste imediatamente. O resultado foi de 0,12 mg/l, o que a tornaria inapta a dirigir, conforme a legislação, pelo menos naquele momento. Após beber água, ela aguarda brevemente e realiza novamente o teste, que acusou 0 mg/l.

O Delegado Waldir também experimentou o panetone e fez o teste, cujo primeiro resultado foi 0,23 mg/l. Após beber água e realizar o teste novamente, o resultado foi de 0 mg/l.

No etilômetro, resultados entre 0,05 mg/l e 0,33 mg/l configuram infração gravíssima, enquanto níveis iguais ou superiores a 0,34 mg/l configuram crime de trânsito.

Fonte: Gazeta Brasil

Fonte Diário Brasil

Compartilhar matéria no
ALERTA: Detran diz que comer panetone reprova no teste do bafômetro; ENTENDA