O provedor da Santa Casa de Pompeia, Alair Mendes Fragoso, está alertando os familiares com pacientes internados, não só em Pompeia mas em qualquer hospital, para que fiquem atentos aos telefonemas à respeito da internação. Bandidos estão se passando por funcionários da Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross), se identificando como médicos reguladores e pedem transferência de dinheiro para viabilizarem os procedimentos médicos com o paciente. “Isso é de uma desumanidade”, disse o dirigente hospitalar de Pompeia que já alertou familiares, amigos e muitos conhecidos neste sentido. “Geralmente quem tem um familiar internado está numa situação sensível e não presta atenção, pois, o procedimento não é esse”, falou o provedor pompeiano ao tomar conhecimento do sucesso de alguns bandidos. “Nenhum funcionário da Cross pede as informações pessoais do paciente e tão pouco telefona para familiares, ou dinheiro para transferência PIX”, alertou.
O golpe é bem planejado, segundo Alair Mendes Fragoso. O bandido se passa por funcionário da Cross e telefona para o hospital buscando os dados do paciente, e quando não consegue fica sabendo por terceiros que alguém está internado. Muitas vezes afirmam estar com problemas no sistema eletrônico e que precisam das informações do paciente. “Aqui em Pompeia não passamos esse tipo de informação ao telefone, para qualquer pessoa, pois somos todos informatizados e as informações são eletrônicas”, explicou ao tranquilizar os familiares dos pacientes que estão na Santa Casa de Pompeia. “Nosso hospital utiliza o Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp), não havendo a necessidade de se colher essas informações ao telefone”, ressaltou o dirigente hospitalar, preocupado com os menos avisados.
Alair Mendes Fragoso explica que na ocorrência de quaisquer instabilidade do sistema informatizado, a Central de Regulação de Ofertas de Serviço de Saúde emite um comunicado específico a todos que utilizam o sistema. “Caso haja o contato telefônico de alguém se passando ser da Cross, desconsidere e se houver insistência procure uma delegacia de polícia e faça um Boletim de Ocorrência”, disse o provedor da Santa Casa de Pompeia que não acredita chegar neste ponto. “Na primeira recusa eles já desistem, pois, querem facilidades”, falou ao sugerir o envolvimento do Departamento Regional de Saúde da região se necessário. “Pelo menos para tomar conhecimento do fato e monitorar as ações dos bandidos”, disse.
Por via das dúvidas a Santa Casa de Pompeia está avisando a comunidade pompeiana sobre o novo golpe, e colocando informações neste sentido em locais estratégicos do hospital. “Inclusive nos postos de saúde, onde existe uma concentração maior de pessoas e algumas em estado de aflição”, lembrou o dirigente que espera não ter nenhuma ocorrência neste sentido em Pompeia. “O hospital está atento, mas é preciso que os familiares dos pacientes também estejam, pois, a ligação pode ser repentinamente com a conversa de captação de dados para internação”, ressaltou ao se preocupar com o fato.
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br – Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial