Mirando grandes clientes, empresa aposta alto para se destacar entre concorrentes
A Alibaba anunciou nesta quinta-feira (29) que reduzirá os preços de alguns de seus produtos com Inteligência Artificial (IA) em até 55%, o maior corte já feito pela empresa até o momento. Medida vem como estratégia para atrair clientes maiores, especialmente desenvolvedores de software de IA.
O que você precisa saber:
- Essa é a segunda vez que a Alibaba reduz seus preços drasticamente em um ano — ela fez um corte de 50% em abril do ano passado;
- Conforme relatado pela Reuters, mais de 100 produtos serão beneficiados pela nova redução — muitos são novos, quebrando um padrão da empresa de baratear apenas produtos antigos;
- O objetivo da chinesa é persuadir desenvolvedores a construir modelos e aplicações de IA com uso intensivo de dados usando seus serviços em nuvem.
A estratégia da Alibaba chega enquanto rivais como a Tencent e a Huawei oferecem uma série de promoções para convencer as empresas de tecnologia a desenvolver IA dentro de seus ecossistemas.
Em 2023, quando a empresa derrubou seus preços, as concorrentes também fizeram o mesmo, mostrando um mercado local em disputa acirrada. O mesmo deve ocorrer com a nova redução.
O Alibaba ainda segue a estratégia de atrair clientes com preços baixos, visando especialmente os clientes médios e pequenos que são mais sensíveis ao preço.
Zhang Yi, analista da Canalys, à Reuters.
De acordo com o Alibaba, os clientes existentes poderão desfrutar das novas tarifas se optarem por renovar os seus contratos com a companhia por mais um ano.
Alibaba Cloud foi um dos primeiros participantes da China na computação em nuvem. Atualmente, o serviço atende cerca de um terço do mercado local.
Por Tamires Ferreira