Foto: Divulgação

Consumidores estão compartilhando nas redes sociais reclamações sobre reações alérgicas após o uso da pasta de dente Colgate Total Prevenção Ativa. Entre as queixas, os internautas alegam que o produto causou feridas, inchaço e aftas na boca.

No X (antigo Twitter), um internauta contou que sua mãe ficou com a boca machucada durante 20 dias.

“Caso alguém esteja passando por isso, minha mãe e eu estamos há uns 20 dias com a boca machucada, sentindo dores! Fomos ao dentista, usamos antialérgico, anti-inflamatório e não resolveu! Só agora descobrimos o motivo: a nova fórmula da pasta de dente”, disse um internauta. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu oito notificações envolvendo 13 casos relacionadas a pasta de dente de 1º de janeiro até 19 de março deste ano. Entre os sintomas, os consumidores alegaram estar com inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral), ardência, dormência, ressecamento (boca), vermelhidão (lábios e boca) e gengiva sensível.

No Reclame Aqui, foram registradas 783 reclamações sobre “má qualidade e alergia” de 1º de setembro do ano 2024 até 28 de setembro deste ano. De acordo com a plataforma, 77,8% das reclamações foram solucionadas.

Embora não tenha recebido reclamações, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) disse que está aguardando informações da fabricante para se manifestar.

O que diz a Colgate
A Colgate Total Prevenção Ativa foi anunciada pela empresa em outubro do ano passado com uma nova fórmula que utiliza fluoreto de estanho. Já a linha anterior Colgate Total 12, segundo a empresa, usava fluoreto de sódio.

Procurada pela EXTRA, a Colgate-Palmolive disse que o fluoreto de estanho é “seguro, eficaz e amplamente usado em cremes dentais em todo o mundo”. Segundo a empresa, houve mais de uma década de pesquisas e testes com consumidores.

No entanto, assume que “uma pequena minoria das pessoas pode apresentar sensibilidade a determinados ingredientes — como fluoreto de estanho, corantes ou sabores”. Para esses consumidores, a Colgate recomenda a paralisação do uso do produto para o fim das reações. A empresa também disponibiliza um canal de atendimento no número 0800 703 7722 para esclarecer dúvidas dos consumidores.

Fonte: Extra

Fonte Diário do Brasil

Compartilhar matéria no
Após alteração na composição, consumidores dizem sofrer reações alérgicas com pasta de dente Colgate