Criminosos utilizam o nome do banco digital para aplicar golpes e roubar dinheiro das vítimas. Veja como funciona.
A digitalização dos serviços veio para trazer mais comodidade e rapidez à vida dos usuários de bancos e instituições financeiras, mas também resultou no surgimento de novos golpes e fraudes. Um novo esquema conhecido como “golpe do Nubank” tem feito muitas vítimas e preocupado as autoridades.
A ação ilegal ocorre de uma maneira simples, mas muito efetiva para os criminosos. Um golpista liga para o cliente se passando por um funcionário do banco digital para ganhar a confiança da vítima. Em seguida, ele consegue ter acesso a informações preciosas, como dados pessoais ou do cartão de crédito.
Basicamente, o usuário é informado que movimentações financeiras suspeitas foram detectadas em sua conta, o que o deixa apreensivo. Aproveitando-se desse sentimento, o suposto atendente revela alguns dados conhecidos da vítima, como nome completo e data de nascimento, para tentar passar credibilidade.
O próximo passo do golpista é solicitar informações como CPF, número e código verificador do cartão de crédito. Em posse desses dados, o criminoso consegue abrir contas bancárias e fazer compras em nome do cliente prejudicado.
Como se proteger
Em certas variações do golpe, a tática utilizada é informar a existência de uma suposta dívida bancária que deve ser paga imediatamente via boleto ou Pix. Outro esquema bastante comum é fazer o correntista acessar sites ou baixar aplicativos suspeitos usados para roubar seus dados.
Ou seja: a criatividade dos golpistas não tem fim e novas estratégias para fazer vítimas surgem todos os dias. Por isso, é importante adotar algumas técnicas para se proteger de golpes. Confira as recomendações:
- Quando precisar de atendimento, entre em contato somente pelos canais oficiais do banco;
- Confirme se o site ou aplicativo é oficial antes de realizar qualquer transação;
- Se receber um e-mail, confira se o endereço consta no site oficial da instituição;
- Nunca informe dados pessoais ou do cartão de crédito durante uma ligação;
- Lembre-se que o banco não solicita transferências e pagamentos após o atendimento, inclusive via Pix ou boleto;
- Se estiver em dúvida, ligue para o telefone informado no site banco para confirmar se o contato recebido é oficial.