Pesquisadores de várias entidades dos EUA e da China descobriram que o risco de desenvolver diabetes tipo 2 é reduzido para pessoas com uma determinada variante genética. Durante o estudo, eles buscaram ligações entre o consumo de leite e a doença.

Análise de questões genéticas foi o diferencial

  • O estudo foi publicado na revista Nature Metabolism.
  • Pesquisas anteriores que buscaram uma ligação entre beber leite e a diabetes tipo 2 produziram resultados mistos e não conclusivos.
  • Desta vez, os pesquisadores tentaram analisar os perfis genéticos dos pacientes.
  • Foram analisadas amostras de tecido coletadas de aproximadamente 12 mil adultos hispânicos que participaram do Hispanic Community Health Study/Study of Latinos.
  • As informações são da Medical Xpress.
Teste para diabetes (Imagem: Proxima Studio/Shutterstock)

Benefícios do consumo de leite (para algumas pessoas)

Durante o estudo, os pesquisadores usaram estimativas de consumo alimentar desenvolvidas pelo Instituto Nacional do Câncer. Eles encontraram uma associação entre indivíduos com uma variante genética que codifica a enzima lactase, que o corpo usa para quebrar os açúcares do leite.

A maioria das pessoas produz lactase quando crianças, mas muitas param quando chegam à idade adulta. Isso faz com que algumas delas se tornem intolerantes à lactose.

A diferença foi atribuída a uma variante do gene LCT. Neste novo estudo, os pesquisadores descobriram que os indivíduos LNP que também consomem leite regularmente têm um risco reduzido de 30% de desenvolver diabetes tipo 2. Nenhuma redução no risco foi vista em pessoas que consomem leite regularmente, mas não têm a variante genética.

Para reforçar a teoria, a equipe repetiu o trabalho com dados do UK Biobank e encontrou resultados semelhantes. Os pesquisadores sugerem que as descobertas explicam os resultados variados encontrados em testes anteriores, que não levaram em conta questões genéticas.

Compartilhar matéria no
Beber leite pode reduzir risco de diabetes para algumas pessoas, diz estudo